Página inicial > Reitoria > Dirigentes da Rede Federal discutem ações da educação profissional em Mato Grosso do Sul

Criado: Quinta, 10 de Outubro de 2013, 16h54 | Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2013, 16h54 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 950

Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica discutiram ações de fortalecimento e valorização da educação profissional no país. A 36ª reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) foi realizada durante três dias, em Campo Grande (MS).

A Rede Federal é formada por 41 instituições, que juntas somam 448 campus, mais de 508 mil estudantes e cerca de 50 mil servidores. O presidente do Conif, Caio Mário Bueno Silva, reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), avaliou o encontro.

Reitor do IFMS na abertura da 36ª Reunião do Conif

“A reunião teve momentos de tensão devido às discussões sobre a expansão da Rede Federal e os entraves na execução do Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Atualmente o que nós entendemos como projeto para a educação profissional difere da política fomentada pelo governo”, afirmou o presidente.

O Conif publicou uma nota oficial informando que aguarda audiência com o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, para dialogar sobre os recursos relacionados ao Pronatec.

O evento, organizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), encerrou nesta quinta-feira, 10. Na abertura, estiveram presentes a governadora em exercício, Simone Tebet, e a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca.

A pauta previa a discussão sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional com a Setec/MEC. O documento deverá nortear as diretrizes da educação profissional para o período 2014-2018. A Diretora de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica, Anna Catharina Dantas, não pôde comparecer. O assunto deve ser abordado no próximo encontro.

A 37ª reunião ordinária do Conif está marcada para os dias 19 e 20 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. No dia 18, alguns dirigentes devem participar da abertura dos Jogos Brasileiros dos Institutos Federais (JIF), que serão realizados no município.

Pauta – Confira outros assuntos que estiveram na pauta do evento, que reuniu 30 dirigentes das 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Relações Internacionais – A próxima missão internacional do Conselho será realizada no Uruguai, prevista para o mês de novembro. O objetivo é compartilhar experiências na área da educação profissional entre os dois países. A assessoria internacional do Conif já articulou missões estrangeiras para Canadá, Estados Unidos, Portugal, Alemanha e Inglaterra.

Fórum de Ensino – A Pró-Reitora de Ensino do Colégio Pedro II, Anna Cristina Cardozo da Fonseca, esteve presente na reunião para expor os assuntos discutidos no Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), composto por pró-reitores de ensino da Rede Federal, em evento paralelo ao Conif, também realizado na capital.

“O fórum discutiu a mobilidade estudantil dos alunos que estão participando do programa Ciências sem Fronteiras, como o aproveitamento de créditos cursados no exterior quando esses alunos retornarem às instituições de origem. Para isso, foram sugeridos procedimentos básicos a serem seguidos pelas instituições da rede”, explicou Anna Cristina, que é coordenadora do FDE.

Outro ponto abordado foi a assistência estudantil. “O objetivo é traçar o perfil socioeconômico dos alunos da rede federal, com a possibilidade de aplicação de um questionário padrão, a fim de levantar as necessidades de aporte financeiro para atendimento da assistência estudantil”, expôs a coordenadora.

Reditec – A avaliação da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizada em Maceió no mês de setembro, foi apresentada pelo reitor do Instituto Federal de Alagoas, Sérgio Teixeira da Costa. O evento reuniu 583 dirigentes, dos quais 240 responderam ao questionário de avaliação sobre o tema do evento, programação, recepção, organização, entre outros.

Educação Financeira – O Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores, da Comissão de Valores Mobiliários, José Alexandre Vasco, apresentou as ações do órgão regulador, ligado ao Ministério da Fazenda, para fomentar a educação financeira. A autarquia oferece cursos pela internet, promove palestras e ações específicas nas redes sociais. A proposta apresentada inclui a publicação de materiais sobre o tema em parceria com os Institutos Federais. “A intenção é despertar vocações para o mercado financeiro”, explicou Vasco.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO IFMS