Página inicial > Reitoria > IFB e CONTAG lançam cursos do Pronatec Campo

IFB e CONTAG lançam cursos do Pronatec Campo

Criado: Quarta, 16 de Outubro de 2013, 10h16 | Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2013, 10h16 | Última atualização em Segunda, 29 de Setembro de 2014, 11h34 | Acessos: 1747

Na manhã de segunda-feira, 14 de outubro, aconteceu a cerimônia de lançamento dos cursos ofertados por meio do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Campo), resultados de uma parceria entre o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), na sede da Confederação.

Foto: César Ramos

Dentre os presentes, estavam representantes das entidades envolvidas no processo de consolidação dos cursos, além dos alunos e alunas das primeiras turmas e representações das Federações envolvidas nessa primeira fase.

Os cursos serão oferecidos por meio de um acordo de cooperação vinculado ao Pronatec Campo, nas áreas de Cooperativismo, Agroindústria e Serviços Públicos, para trabalhadores do campo, das florestas e das águas. Inicialmente, as primeiras turmas são voltadas para um público rural de 120 estudantes do Distrito Federal, Goiás, Bahia, Piauí, Tocantins e Minas Gerais, com pretensão de estender para os outros estados. Os funcionários da CONTAG também poderão participar de cursos de espanhol e informática, inclusos no programa.

Os cursos serão ofertados na pedagogia de alternância, no qual os estudantes ficam 15 dias na instituição e retornam para suas cidades de origem. O IFB já oferta um curso com essa metodologia, no Campus Planaltina, mas esse será a primeira experiência, no âmbito do Pronatec Campo, no Brasil.

Edson Antonio viajou 800 km de Taiobeiras até Brasília para cursar Serviços Públicos. Segundo ele, se o curso fosse ofertado na forma tradicional, ele não teria condições de estudar.

“Se não fosse nessa pedagogia de alternância, não tinha como participar, porque eu tenho o meu trabalho e se fosse para ficar aqui no período integral, durante o curso todo, não teriam condições. Já tendo a possibilidade de vir para Brasília, ficar 15 dias, e depois voltar e ficar um mês lá, dá para cursar tranquilo”, explica Edson.

Para o reitor do IFB, Wilson Conciani, ações como essa fazem parte do objetivo do IFB. “Este é o papel dos Institutos Federais, fazer com que todos tenham a oportunidade de vir e permanecer na escola e levar para a vida o conhecimento. Aí sim a gente pode dizer que estamos melhorando de vida, não melhorando só o salário – que é também importante – mas aumentando o conhecimento, que nos permite tomar o rumo da nossa própria vida”, finaliza.

Além do Conciani, estiveram compondo a mesa da cerimônia, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, a secretária de Mulheres, Alessandra Lunas, o secretário de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves, o diretor da UnB Planaltina, professor Luis Antônio Pasquetti, o deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF), o gerente de assessoramento da Fundação Banco do Brasil, Jeferson D’Avila, o secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Lopes, e, representando do secretário de Agricultura do MDA Valter Bianchini, Cássio Trovatto.

Após a solenidade, ainda foi realizada uma Conferência temática, na parte da tarde. A noite, foi dado início às aulas, que seguirão pelas próximas duas semanas.

Com informações da Assessoria de Comunicação da CONTAG