Página inicial > Reitoria > Rede Federal prepara projetos para exposição na SNCT

Rede Federal prepara projetos para exposição na SNCT

Criado: Quarta, 16 de Outubro de 2013, 14h47 | Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2013, 14h47 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1684

Está chegando a hora. A partir da próxima segunda-feira, 21 de outubro, será dado início às atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Até o dia 27, o Pavilhão do Parque da Cidade receberá a 10.ª edição do evento organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que tem como tema neste ano, “Ciência, Saúde e Esporte”.

Como já é tradição, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estará presente na feira, com um espaço de exposições de projetos de Institutos Federais de todas as regiões do país. Professores e estudantes estão em contagem regressiva para participação no encontro que visa estimular e promover atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos.

A Rede Federal terá, na feira, um estande com um espaço total de 623 m². Durante os sete dias do evento, serão expostos 39 projetos de 19 Institutos Federais. O Instituto Federal de Brasília (IFB), além de participar com estudantes como monitores de todo o evento, fará a exposição de dois projetos, ambos do Campus Planaltina.

Macarrão de Casca de Maracujá e Lenha Ecológica

A professora Heloísa Falcão do Campus Planaltina é uma das responsáveis pelo projeto “Elaboração de macarrão sem glúten utilizando farinha da casca do maracujá amarelo”, que será apresentado na SNCT.

O projeto tem como objetivo a elaboração do macarrão para celíacos, ou seja, pessoas intolerantes ao glúten. A proposta é que o produto seja aceito no mercado, proporcionando um alimento saudável e inovador.

Maria Luíza Abreu, estudante do último semestre do curso técnico em Agroindústria, vê a exposição do projeto na SNCT como uma forma de divulgação. “Quase ninguém conhece a farinha do maracujá e nem o macarrão feito por essa farinha e a exposição vai fazer com que nosso produto seja reconhecido e aceito no mercado e pelos consumidores”, espera a estudante.

Outro projeto do IFB que será exposto na SNCT é o da produção de lenha ecológica – briquete – a partir de resíduos lingo celulósicos com a utilização da prensa manual.

"As pessoas não encontram mais lenha como antes, ou seja, elas podem reaproveitar a biomassa na propriedade rural e assim produzir lenha ecológica, sendo mais eficaz para o meio ambiente", explicou o estudante do Campus Planaltina Roberto Silva, que junto com o colega Elsio Moriai, são responsáveis pela pesquisa, que tem orientação da professora Luciana Massukado.

Na Semana, os alunos farão a apresentação passo a passo da produção do briquete. Os materiais utilizados serão bagaço de cana-de-açúcar, capim elefante e pó de serra.

Outros IF's

Além do IFB, outros 18 Institutos Federais virão para Brasília para compor o estande da Rede Federal. Do Instituto Federal do Ceará (IFCE) serão expostos oito projetos. Um deles é o “Caminho Digital”, projeto tecnológico de uma bengala especial, que capta informações acopladas a um piso tátil e envia ao smartphone em áudio assegurando aos deficientes visuais mais independência em seus deslocamentos nos espaços públicos.

Do Instituto Federal de Goiás (IFG) virão outros quatro projetos, entre eles, o “Telemetria no monitoramento e controle do ambiente de piscicultura e Robô de baixo custo como ferramenta de robótica para escolas públicas”, desenvolvido por professores e alunos da área de informática do Campus Inhumas.

O projeto do robô de baixo custo foi desenvolvido pelo aluno Ernesto Fonseca Veiga, do 8º período de Bacharelado em Informática. A ideia do projeto é a de construir um robô a partir de materiais de baixo custo para ser utilizado em escolas públicas no ensino de robótica. O custo final desse robô é na faixa de R$ 150,00, enquanto que projetos similares utilizados em robótica educacional têm valor na faixa de R$ 800,00 a R$ 2mil.

Se você ficou interessado por um desses projetos, você pode conhecê-lo esses e muitos outros de perto, visitando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Quer saber mais sobre os projetos que serão expostos no Estande da Rede Federal? Clique aqui e acesse a relação completa.

Veja aqui os projetos selecionados para a SNCT.

Com informações das assessorias de comunicação do IFCE e do IFG.