Página inicial > Reitoria > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia dá pontapé inicial com muita música e animação

Criado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 19h44 | Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 19h44 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1936

As atividades da 10.ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começaram na manhã desta segunda-feira, 21, no Pavilhão do Parque da Cidade. No estande da Rede Federal, logo pela manhã, os visitantes já eram recebidos ao som do forró. Com zabumba, sanfona e triângulo, o Grupo Federais do Forró, formado pelo professor de Biologia Ednaldo Gomes e estudantes do curso de Agropecuária do Campus Salgueiro do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, tocavam um repertório com clássicos do forró pé de serra, além de adaptarem músicas de sucesso ao ritmo do Sertão.

Porém, não só de música foi preenchido o espaço do Instituto Federal Sertão Pernambucano. Alunos e professores revezam-se para apresentação de outros três trabalhos. O primeiro, criado por estudantes e professores do curso de bacharelado em Agronomia, foi nomeado de Carneiro Hidráulico, que funciona a partir da força gravitacional da água e visa levá-la a locais mais distantes de forma mais simples e com custos mais baixos.

O sistema é formado por bomba, canos e aparadores de água, e o custo pode variar de acordo com a pretensão do que se deseja. O aluno Josemar Pereira explica o porquê do desenvolvimento do projeto. “Buscamos gerar um meio de levar água para irrigações e animais de forma mais barata, pensando principalmente nos menos abastados. Pretendemos estender o projeto com palestras e cursos sobre o sistema para pessoas de menos escolaridade que necessitam desses recursos”, explica.

Outro projeto de destaque vindo do Sertão Pernambucano foi o de Vinicultura e Enologia, no qual são retratadas todas as fases do cultivo da uva, até a degustação do vinho. “Aqui os estudantes aprendem de tudo um pouco”, explica Eliel Ferreira, docente da área. “E quando se formam podem atuar em diversas áreas. Eles preferem a parte da degustação, até mesmo porque muitos querem aprender mais sobre os tipos de vinho para ensinar como se deve apreciar a bebida que possui tantas diferenças”, explica.

Alimentos

O terceiro projeto apresentado pelo IF Sertão Pernambucano foi da turma de Tecnologia em Alimentos, que busca o aperfeiçoamento e elaboração de alimentos inovadores. A aluna Érica Patrícia apresentou o “Umbuzada” – suco de Umbu em pó, uma típica fruta do nordeste, e a sopa de peixe instantânea. A ideia é que em breve esses produtos possam chegar aos mercados.

Cachaças e licores também estão dentro da grande variedade desenvolvida pelos alunos, que almejam concluir o curso tendo aprendido bastante a ponto de poder ensinar. “Quando me formar, daqui a alguns meses, espero ingressar na carreira acadêmica e ser reconhecida profissionalmente, é claro, buscando cada vez mais o conhecimento”, finalizou Érica Patrícia, com um sorriso esperançoso no rosto.

A Coordenadora Ana Lúcia Guivones, organizadora da participação dos campi do IF Sertão Pernambucano, faz uma pequena avaliação sobre o primeiro dia da feira. “É difícil mensurar o tamanho da oportunidade que cada um desses estudantes está tendo por estar aqui. Conhecer novas culturas, outros locais e expor tudo aquilo que eles produzem com tanto gosto é realmente inexplicável para cada um de nós”, finaliza.

Veja fotos do 1.º dia do estande da Rede Federal no perfil do IFB no facebook.