Página inicial > Reitoria > Inclusão chama a atenção dos visitantes no estande do IFCE

Inclusão chama a atenção dos visitantes no estande do IFCE

Criado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 20h02 | Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 20h02 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2792

O espaço do Instituto Federal do Ceará (IFCE) dentro do estande da Rede Federal trouxe, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, neste ano, projetos com focos na acessibilidade e no consumo de energia elétrica.

Os estudantes do IFCE chegaram empolgados até Brasília para realizar a apresentação de seus protótipos de pesquisa. O estudante de Engenharia de Telecomunicações Bruno Rafael Martins participou de dois projetos que ajudam deficientes visuais a desenvolverem a leitura, assim como a se locomoverem com mais facilidade.

O projeto intitulado “Caminho Digital” visa proporcionar uma melhor locomoção ao deficiente visual. Para isso, foi desenvolvida uma bengala especial que dispõe de um sensor para tags digitais a serem instalados sob o piso táctil. Quando a bengala se aproxima das tags, as informações ali presentes (sobre localização atual, possíveis destinos e outros locais do ambiente) são transformadas em voz, por meio de um sistema de audiodescrição. As informações podem ser ouvidas pelo usuário via smartphone com sistema Android.

A grande vantagem desse novo sistema, segundo o coordenador do Laboratório de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento em Automação (Lapada), Anaxágoras Girão, é que o deficiente visual, ao seguir o piso tátil, não só é orientado a prosseguir o caminho sem esbarrar em obstáculos, mas pode ter a liberdade, por exemplo, de rever seu itinerário de forma autônoma, alterando o seu destino, caso ache necessário. Girão destaca que o grupo criou não só a bengala, mas também o sistema web colaborativo descritivo das informações.

Portactil

Outro projeto desenvolvido pelo IFCE que tem o foco na acessibilidade e inclusão é o “Portactil”, um aplicativo de smartphone capaz de ler qualquer livro escolhido pelo usuário e transformá-lo em áudio ou em braille. Com o aplicativo, o usuário é capaz também de incluir uma biblioteca de livros no dispositivo.

O estande do IFCE está chamando a atenção de quem passa pela SNCT. Para quem gosta de tecnologia, vale a pena dar uma conferida no projeto dos alunos.

Veja fotos do 1.º dia do estande da Rede Federal no perfil do IFB no facebook.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFCE.