Página inicial > Reitoria > IFSC apresenta Impressora 3D na Semana Nacional

IFSC apresenta Impressora 3D na Semana Nacional

Criado: Terça, 22 de Outubro de 2013, 14h08 | Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2013, 14h08 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2604

Um dos projetos que tem chamado a atenção dos estudantes que visitam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é o Desenvolvimento de Máquina para Manufatura Aditiva, uma  Impressora em 3D projetada pelo Campus Florianópolis do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC).

O desenvolvimento desse projeto, coordenado pelo professor Aurélio Sabino – orientador dos alunos do curso Tecnologia  em Mecatrônica Victor Andrade Santos, Leonardo Santana  e Gustavo Santos –, teve início em setembro de 2012. Foram mais de 6 meses de montagem da impressora.

O aluno Victor Santos sentiu-se desafiado a  participar do projeto por estar na 2° fase do curso. "Foi um desafio bem grande trabalhar com essa área que eu ainda não tinha conhecimento de imagem rápida. O grande desafio foi integrar parte mecânica e eletrônica e fazer que tudo isso funcionasse  de uma forma correta".

Segundo o coordenador, o projeto tem tido boa repercussão dentro do Instituto. "É uma máquina que está servindo como plataforma pra gente desenvolver pesquisa na área de manufatura aditiva, e as peças produzidas por essas máquinas são utilizadas pelos alunos do curso de Desenho Técnico ou para  uma aplicação de robótica dentro do próprio curso de Tecnologia Mecatrônica”, explicou  Sabino.

"Fico muito feliz de trazer esse projeto para a SNCT, porque conseguimos ganhar reconhecimento para apresentá-lo a outras pessoas da comunidade cientifica em geral, em evento tão importante. A dificuldade que tivemos foi de trazer o equipamento, porque teve que ser desmontado  e embalado para que coubesse nas caixas sem perder as peças", finalizou o orientador.

Produção da impressão em 3D

O material usado para a produção dessa impressão é o PLA (Poli Ácido Lático) ou ABS (Acrylonitrile Butadiene Styrene). O cabeçote responsável pela montagem da peça impressa assemelha-se a uma pistola de cola quente.

“Nós olhamos as máquinas que já foram desenvolvidas por outras pessoas – desenvolvidas internacionalmente – e não seguimos os erros cometidos por eles. Dessa forma, pudemos ter sucesso na produção do nosso projeto”, finaliza Victor sobre a produção do projeto.

Quer saber mais sobre a SNCT? Acesse aqui.