Página inicial > Reitoria > Solenidade de abertura da Semana de Ciência e Tecnologia é realizada nesta terça em Brasília

Criado: Terça, 22 de Outubro de 2013, 19h04 | Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2013, 19h04 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1816

Nesta terça-feira, 22, foi realizada a solenidade de abertura da 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Autoridades, cientistas e atletas compareceram ao anfiteatro do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade para cerimônia. A ex-ginasta Daiane dos Santos foi homenageada durante o evento. A atleta foi a primeira brasileira a ganhar medalha de ouro em uma competição mundial e figura nas peças de divulgação da semana, cujo tema deste ano é “Ciência, saúde e esporte”.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, destacou o papel da SNCT para a divulgação e democratização da ciência. Para ele, este é um momento de aproximação entre a sociedade brasileira e cientistas. Raupp ainda anunciou o tema da SNCT 2014, que será “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do País”.

Aloizio Mercadante, ministro da Educação, destacou outros projetos de governo que promovem o desenvolvimento da produção científica no Brasil, como o “Quero ser cientista, quero ser professor”, lançado em setembro, e o “Ciência sem Fronteiras”, que atualmente conta com 53 mil bolsistas estudando emEstudantes do IF Baiano na solenidade de abertura da SNCT universidades de 35 países do mundo.

Mercadante também destacou a importância da formação técnica e profissional para o ingresso no mundo do trabalho. O ministro chamou a atenção para o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que, em menos de dois anos, realizou 4,7 milhões de matrículas em cursos de capacitação.

Participação dos IFs —  Expositores do IFB, além de representantes dos 18 Institutos Federais que vieram para Brasília para compor o estande da Rede Federal, prestigiaram a abertura. Soliene Teixeira e Ronaldo dos Santos, alunos do Instituto Federal Baiano, destacaram a importância de se comparecer em momentos solenes. “Viemos ver o que as autoridades têm a falar e também conhecer a Daiane”, contou Ronaldo. Os estudantes vieram expor o projeto de Ciência Itinerante desenvolvido no Campus Catu do IF Baiano.

Após a solenidade de abertura oficial, estiveram presentes no estande da Rede Federal o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antonio de Oliveira, e o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Aléssio Trindade de Barros.