Página inicial > Reitoria > Livro de Equoterapia é lançado no estande do IFSul de Minas

Livro de Equoterapia é lançado no estande do IFSul de Minas

Criado: Terça, 22 de Outubro de 2013, 19h48 | Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2013, 19h48 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2201

Mariany Isabela Soares é uma adolescente de 16 anos que, assim como muitos jovens, não sabia bem o que faria da vida profissionalmente. A paixão por animais foi seu eixo norteador para escolher o curso Técnico Integrado em Agropecuária.

Foi essa escolha que a trouxe à décima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para expor a primeira publicação de livro sobre Equoterapia do Campus Machado do Instituto Federal Sul de Minas. A aluna explicou que, a partir de seu ingresso no curso, teve certeza de que era aquilo que queria para o resto de sua vida. Por sua curiosidade começou a ter aulas específicas para desenvolver um projeto de Pesquisa, Extensão e Cultura em Equoterapia.

“O local recebe várias pessoas para fazer a terapia com os cavalos. Muitas são crianças e idosos, com algumas limitações, tanto físicas como mentais. Desenvolvemos tudo gratuitamente”, ressalta Mariany. A publicação do livro é de grande importância para o curso e para o Centro de Equoterapia,  pois, além de o projeto ser inovador, também é o primeiro livro publicado no país.

Segundo a discente, que se mostra realmente apaixonada pelo que faz, é muito gratificante poder receber o carinho dos alunos que participam das terapias. “Temos muitas aulas práticas, como a de suínos, por exemplo, em que pudemos acompanhar até um parto. Poder presenciar essas coisas tem me capacitado muito. Se antes não sabia muito bem o que fazer, agora já tenho a certeza de que terminando o ensino médio vou cursar Medicina Veterinária para poder continuar lidando com o que tanto gosto”, revela Mariany.

A aluna ressalta ainda que as experiências que têm tido agora serão bastante agregadoras para o vestibular, uma vez que está bem mais à frente de outras pessoas que não puderam ter a mesma oportunidade do conhecimento teórico e prático. “Ter uma boa educação para ingressar na universidade é fundamental, e o  IFSul de Minas têm nos proporcionado isso”, finaliza a aluna.