Página inicial > Reitoria > Instituto Federal Fluminense apresenta projeto com controladores de robôs

Instituto Federal Fluminense apresenta projeto com controladores de robôs

Criado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 18h37 | Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 18h37 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3041

Você já ouviu falar de Arduíno? Muitos, possivelmente, não fazem a mínima ideia do que significa essa palavra, mas esse é o objeto de estudo do projeto apresentado pelo Campus Itaperuna do Instituto Federal Fluminense (IFF) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Coordenado pelo professor Orlando Júnior e desenvolvido com a participação dos bolsistas Otho Neto, aluno do curso Superior em Sistemas de Informação e ex-aluno do Técnico em Informática, e Davi Bastos, aluno do Técnico em Eletrotécnica, o projeto intitulado “Clube de Robótica Educacional e Eletrônica Aplicada” tem o objetivo de incentivar o estudo na área de Eletrônica e programação, mostrando a aplicação em robôs controlados pelo microcontrolador Arduíno.

“Arduíno é um dos principais microcontroladores que dão base para as criações da Robótica”, explica Orlando. O professor conta que, por meio da Eletrônica e da programação, é possível efetuar diversas funções para ajudar nas ações cotidianas ou até mesmo na utilização por empresas que visam maior eficiência em determinadas áreas.

Na feira, o grupo está fazendo duas demonstrações: um carrinho construído pelos bolsistas, que se desvia de obstáculos quando o sensor percebe sua presença, e um robô construído externamente de palitos de picolé, tendo o Arduíno dentro da estrutura, junto com um módulo bluetooth, que possibilita que o robô possa ser controlado por meio de um aplicativo desenvolvido pelos bolsistas.

Para o coordenador do projeto, a participação na feira é uma oportunidade de fazer contatos e trocar experiências com outros Institutos Federais.

“Voltaremos para nosso campus com muito mais motivação pra desenvolver outros projetos, visando competir em Olimpíadas de Robóticas e Mostras Nacionais, bem como difundir o conhecimento da Lógica de Programação e Robótica na nossa comunidade escolar e, também, em escolas das esferas estaduais e municipais, dando a todos a oportunidade de ter acesso a esta tecnologia que tanto se propaga nos dias de hoje”, finaliza Orlando.

Com informações, e fotos, da Assessoria de Comunicação do IFF.