Página inicial > Reitoria > Preservação da natureza é o tema principal de projetos do Instituto Federal de Sergipe

Criado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 19h15 | Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 19h15 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2913

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) vem despertando a curiosidade de quem visita os estandes da Rede Federal. Prova disso é o interesse dos alunos da rede pública de ensino em conhecer os projetos de pesquisas do Instituto Federal do Sergipe (IFS).

Com o intuito de colaborar com a preservação da natureza, o IFS desenvolveu o projeto de produção de dois biodetergentes. Os professores do curso técnico em Petróleo e Gás Ricardo Coelho e Silvanito Alves Barbosa explicam que o produto é o resultado do isolamento de uma bactéria chamada Pseudonomas e  uma levedura, cujo nome é Candida Lipolytica.

Para o professor Ricardo, esse resultado é, sem dúvidas, melhor que o comum encontrado nas prateleiras dos supermercados. “Em termo de eficiência, o biodetergente é bem melhor e é ainda biodegradável, ou seja, não polui a água, ao contrário do outro”, diz.

Turbina e Coqueiro

Outro projeto desenvolvido pelo Instituto e apresentado na feira é a Turbina de Tesla, cuja atividade principal é transformar a energia mecânica em energia elétrica. Com a utilização do aparelho é possível realizar o aproveitamento do gás natural para o consumo doméstico e comercial. Quando acoplada a um gerador, a turbina também é capaz de produzir energia elétrica.

Para quem quer economizar a conta de energia, o uso da turbina é ideal. “Ela pode produzir até 180W, o que significa ligar até 15 lâmpadas fluorescentes”, comenta o professor.

O terceiro projeto apresentado pelo IFS também tem um viés de conscientização. Diante de uma plateia de estudantes, que demonstravam atenção, o professor explicou o uso do paneiro do coqueiro – um resíduo vegetal do coco – na retenção e recuperação de petróleo proveniente de vazamentos.

O paneiro é um extrato do coco que pode substituir a espuma de poliuretano, utilizada atualmente, mas que prejudica o meio ambiente por ser altamente tóxica. “O paneiro é biodegradável e retém o óleo do mar”, finaliza o professor.

Para quem ficou curioso, os projetos do IFS ficarão expostos até o final da SNCT. Não deixe de conferir os trabalhos desse estande.