Página inicial > Reitoria > Projeto do IFG propõe monitoramento automático de tanques de peixes

Projeto do IFG propõe monitoramento automático de tanques de peixes

Criado: Quinta, 24 de Outubro de 2013, 11h09 | Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2013, 11h09 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2266

O estudante Alisson apresentando o projeto na SNCT.

Facilitar o monitoramento das condições ideais dos tanques para o desenvolvimento da piscicultura. Essa é a proposta do equipamento desenvolvido pelo estudante de Bacharelado em Informática do Campus Inhumas do Instituto Federal de Goiás (IFB) Alisson Rodrigues Alves, que está sendo apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Sob orientação do professor Carlos Roberto da Silveira Júnior, docente da área de Informática, foi desenvolvido um equipamento, com sensores de baixo custo, capaz de coletar informações sobre turbidez, conectividade elétrica e temperatura da água dos tanques de criação, de modo que estes dados sejam enviados via SMS para o celular do usuário.

Segundo Alisson, atualmente, no mercado, todo esse monitoramento é feito de forma manual. Com o equipamento, o produtor terá a oportunidade de receber em seu celular todas as informações referentes aos tanques de seu criatório.

“Os fatores que são monitorados interferem na produção do pescado. A produção pode atrofiar ou apresentar alguma anomalia, gerando prejuízo ao produtor”, explica Alisson.

Além de propor inovação no mercado, o projeto – que tem como título “Telemetria no monitoramento e controle do ambiente de piscicultura” – apresenta um outro ponto positivo: o baixo custo. “O custo final de todo o equipamento sai por volta de R$ 160”, finaliza o estudante.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFG – Campus Inhumas.