Página inicial > Reitoria > IFSP apresenta projeto de Plataformas Robóticas na SNCT

IFSP apresenta projeto de Plataformas Robóticas na SNCT

Criado: Quinta, 24 de Outubro de 2013, 18h54 | Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2013, 18h54 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1906

Filmes com robôs geralmente são recordes de bilheteria no cinema internacional e chamam a atenção principalmente de jovens que se interessam pela área de robótica. E essa temática também está fazendo sucesso entre os estudantes que visitam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Francielle Nunes, aluna do curso técnico integrado em Manutenção e Suporte em Informática, e o professor Osvandre Martins, docente do Campus Votuporanga do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), estão apresentando na feira o projeto “Plataformas Robóticas do SINAR”, um sistema de navegação autônoma para robôs.

“Esse trabalho possui um caráter multidisciplinar envolvendo desafios nas áreas de Mecânica, Eletrônica e Computação. Trabalhamos de uma forma  didática, usando  a robótica como ferramenta de ensino e aprendizagem, e ao mesmo tempo para a Iniciação Cientifica e profissional dos alunos”, explica o coordenador do projeto, professor Osvandre.

O projeto, além de aguçar o interesse de alunos na área de Robótica, produz robôs que poderão ser empregados na automação de chão de fábricas e armazéns, transportando  materiais, e na inspeção de dutos e galerias.

“A ideia é que o SINAR seja desenvolvido ao longo do tempo envolvendo os resultados de vários trabalhos específicos, como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), projetos de iniciação cientifica, sempre considerando resultados anteriores e a sua evolução”, explica Martins.