Página inicial > Reitoria > Projetos apresentam novidades que facilitam vida doméstica

Projetos apresentam novidades que facilitam vida doméstica

Criado: Sexta, 25 de Outubro de 2013, 17h28 | Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2013, 17h28 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2098

Já imaginou ter a comodidade de apertar um botão e o gás de cozinha chegar na sua casa, ou com as teclas do seu celular ligar e desligar as luzes e os eletrodomésticos da sua residência? Facilidades como essas foram pensadas, estão sendo apresentadas no estande da Rede Federal na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e  logo estarão disponíveis no mercado.

O Super Botão do IF Pernambuco, que pode ser fixado na geladeira.Do Instituto Federal Pernambuco (IFPE) veio a ideia do “Super Botão”, nome dado ao projeto de um dispositivo que interliga dados das residências a uma distribuidora de gás. O professor Fred Braga, responsável pelo projeto, conta que o produto foi patenteado e vendido a uma grande distribuidora de gás.

Os dispositivos são adquiridos pela empresa de gás, que distribui gratuitamente aos consumidores interessados. O endereço da residência é cadastrado, e ao ser acionado, o botão envia à distribuidora mais próxima a informação da solicitação do gás. No tempo máximo de 30 minutos, um novo gás chegará na casa do cliente.

“A empresa já está implantando o projeto e o botão está sendo distribuído em 20 mil residências em Fortaleza, que foi a cidade escolhida pela distribuidora para servir como piloto”, explica Fred.

Na feira, a ideia já foi aprovada pelos visitantes. Liana Lima, autônoma que estava visitando a SNCT, ouviu as explicações do projeto e ficou encantada com a ideia. “Achei bem interessante. Vai ser bem mais prático e muito útil”, opina Liana. A proposta é que o projeto seja expandido para todo o país.

Mais botões

Outro projeto que pode facilitar a vida dos usuários, apenas apertando botões, é o de “Automação Residencial de Baixo Custo”, desenvolvido pelo Campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

O projeto decodifica os circuitos da rede elétrica em números binários que são interligados a um telefone celular por meio de uma chamada GSM. Na prática, o usuário poderá apagar a luz do seu quarto teclando 2 ou ligar a TV apertando o número 4 do seu celular, por exemplo.

O estudante do curso técnico integrado em Eletroeletrônico Cristiano Lino de Oliveira explica o projeto e fala dos benefícios da pesquisa.

“O grande ponto do projeto é a facilidade. Não é necessário ter um aplicativo ou telefone específico. O processo funciona em qualquer celular, por mais simples que seja”, explica Cristiano.

Na prática, a Rede Federal mostra que pesquisas saem do papel e facilitam, de fato, a vida das pessoas. A SNCT continua até as 16h do próximo domingo, 27, no Pavilhão do Parque da Cidade. A entrada é gratuita.