Página inicial > Reitoria > Macarrão de casca de maracujá é apresentado no estande do IFB durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Criado: Sexta, 25 de Outubro de 2013, 19h04 | Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2013, 19h04 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2124

O macarrão sem glúten, feito com a casca do maracujá, é um dos projetos do Instituto Federal de Brasília (IFB) apresentados durante a 10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Desenvolvida no Campus Planaltina, a receita usa mandioca, farinha de arroz e maracujá como insumos alternativos ao uso da farinha de trigo, ingrediente comum na fabricação de pães, bolos, biscoitos e massas.

Juliana Rocha e Josemar Gonçalves do Campus PlanaltinaJosemar Gonçalves, formado em Agroindústria e estudante de Agroecologia do Campus Planaltina, explica que a receita é uma alternativa para celíacos. Quem possui a doença autoimune não pode consumir glúten, uma proteína presente em cereais como o trigo, a cevada e a aveia.

É o caso da professora do Campus Planaltina Juliana Rocha. A Coordenadora de Publicações da Editora do IFB esteve presente na feira para a divulgação das publicações do Instituto. A docente já conhecia a receita do macarrão sem glúten. Juliana conta que gostaria de encontrar esse produto nos supermercados. "O que é mais usado para substituir o trigo é o polvilho ou o fubá. Mas ainda assim as opções são muito restritas. Em uma padaria, por exemplo, só existe praticamente a opção do pão de queijo. Até no bolo de fubá costumam usar farinha de trigo", revela.

O macarrão sem glúten também é indicado para pessoas que fazem dieta para redução de peso ou, simplesmente, uma alternativa para quem busca novas fontes de carboidrato, ampliando a fonte de nutrientes. A casca do maracujá tem alto valor nutricional, além de ser rica em fibras. Josemar conta que, em geral,  a indústria utiliza como matéria-prima apenas a polpa do maracujá, descartando a casca.

O projeto do macarrão sem glúten também será apresentado em novembro, em Campinas, durante o 10º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (SLACA 2013).