Página inicial > Reitoria > Espaço da Rede Federal promove a troca de conhecimentos entre pesquisadores dos Institutos Federais durante a SNCT

Criado: Sexta, 25 de Outubro de 2013, 19h25 | Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2013, 19h25 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1674

Durante a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o espaço da Rede Federal, que abrigou os 19 Institutos Federais de todas as regiões do país, foi palco de muita integração e troca de conhecimentos. Os expositores puderam conhecer os trabalhos realizados em institutos de outros estados e aprimorar suas pesquisas.

Érica Patrícia dos Santos e Roseli Margarida do Nascimento, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, trouxeram doces e geléias produzidos com frutos da região. “Trabalhamos novas formulações que priorizam a redução do uso de conservantes”, explicou Érica. A estudante do curso de Tecnologias de Alimentos também pôde conhecer o trabalho realizado pelo Instituto Federal do Maranhão, que desenvolve produtos alimentícios a partir de plantas comuns da região, como a vinagreira e a junça. “Achei interessante o aproveitamento que eles fazem de plantas que não são comuns na dieta das pessoas”, contou.

Melina Bilhalva, do Instituto Federal Farroupilha, e Davi Bastos, do Instituto Federal Fluminense, pretendem integrar seus projetos de pesquisa

O professor de engenharia eletrônica, Jony Laureano, do Instituto Federal de Santa Catarina, conta que o projeto desenvolvido por eles (o avião de monitoramento) e o trabalho trazido pelo Instituto Federal do Ceará (o submarino autônomo) têm muito em comum. “Conversando com o pessoal, conseguimos trocar informações sobre como eles resolveram certas dificuldades”. Segundo o professor, os projetos têm em comum o uso da mecânica, de imagens e o desenvolvimento de softwares, que podem ser integrados para o aprimoramento dos protótipos.

Já a integração entre os expositores do Instituto Federal Fluminense e do Instituto Federal Farroupilha foi além das pesquisas.  O grupo foi junto ao show do Aerosmith, ocorrido na quarta-feira, em Brasília, e os pesquisadores já estão se organizando para associação dos seus projetos. Melina Bilhalva  conta que o projeto do robô “Arduíno” pode ser perfeitamente integrado à tecnologia de rastreabilidade de produção apícola, desenvolvida pelo Campus Alegrete.

O estande da Rede Federal ainda pode ser visitado durante este final de semana, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A feira está aberta até domingo, quando encerra suas atividades às 16h.