Instituto Farroupilha apresenta Software que servirá para a comunidade externa
Na 10° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Campus Alegrete do IF Farroupilha apresenta dois softwares desenvolvidos por alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sob a orientação dos professores de Informática Edson Fumagalli, Josiane Fontoura e Cristhiano Vasconcellos.
O primeiro software, intitulado de Software Clínico, tem como objetivo atender ao Centro de Saúde do campus, além de estender à comunidade externa. Atualmente, os processos do campus são manuais e o programa irá agilizar o processo de armazenamento das informações, como, por exemplo, o prontuário médico. O campus conta com uma médica, uma técnica de enfermagem, uma auxiliar, dois psicólogos, duas odontólogas e uma assistente social.
A professora Josiane Fontoura fala sobre a importância de os alunos estarem aprendendo a desenvolver este software e sua utilização nas comunidades. “Dessa forma, o Campus está inserido diretamente na comunidade, mostrando o trabalho acadêmico, que muitas vezes pode solucionar ou agilizar processos que são manuais, como o prontuário médico, por exemplo”, explica Fontoura.
Já o segundo software, intitulado Sistema de Rastreabilidade da Produção Apícola, visa atender os produtores e associações apícolas no cadastramento e na manutenção e rastreabilidade da produção. Esse programa encontra-se em fase de finalização pelos estudantes do curso de Bacharelado em Zootecnia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
"O diferencial desse projeto é que o produto final é rotulado por um QR Code (código de barras bidimensional), que, por meio de qualquer dispositivo móvel, poderá ser lido, e as informações do produto poderão ser vistas via web, assim como o acesso diretamente ao site do sistema por meio do lote do produto pelo consumidor”, explica a professora.
Segundo ela, ao cadastrar o seu apiário, o apicultor vai registrar as coordenadas geográficas da localização da sua propriedade. Com isso, o consumidor poderá ter acesso a localidade do produto que adquiriu. “O sistema foi desenvolvido para a plataforma web, tornando assim acessível a toda a população," enfatiza Josiane.
“Neste software, disponibilizado para a sociedade apícola, será agregado o valor do produto, possibilitando a exportação para os países vizinhos, com todo o controle de sanidade e produção do produto final, que pode ser mel, própolis, cera, além de outros”, finaliza o professor Edson.
Redes Sociais