Página inicial > Reitoria > Estudante da Paraíba chama atenção na SNCT por unir robótica e sustentabilidade

Estudante da Paraíba chama atenção na SNCT por unir robótica e sustentabilidade

Criado: Sábado, 26 de Outubro de 2013, 13h06 | Publicado: Sábado, 26 de Outubro de 2013, 13h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2776

Para muitos, unir criatividade e sustentabilidade pode ser um trabalho difícil, mas não para Erick Wellington, de 18 anos, estudante do curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte de Informática do Campus Picuí do Instituto Federal de Paraíba (IFPB). Apesar da pouca idade, Erick demonstrou muito habilidade ao desenvolver o Gambiarra.

Erick Wellington, de 18 anos, estudante do curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte de Informática do Campus Picuí do IFPB.

Esse foi o nome escolhido para o robô caseiro que ele desenvolveu sozinho. Talento e criatividade são dons naturais do garoto que sonha cursar Mecatrônica com especialização em Robótica. Ele explica que o projeto foi desenvolvido para uma feira de ciências, quando ele tinha que criar um trabalho sustentável. Com uma ideia bem diferente do comum, o aluno desenvolveu o robô totalmente reciclado. Gambiarra é constituído por tampinhas de garrafa pet, bateria de celular, palito de dente e EVA.

Quando questionado de onde surgiu a inspiração para montar o robô, o garoto explica que teve uma infância simples e por isso sempre desenvolveu seus próprios brinquedos. "Eu não tinha acesso aos brinquedos, então acabava tentando e inventando os meus brinquedos com o que achava no dia a dia, e isso acabou me dando base e me aprimorando ao ponto de poder desenvolver o robô", conta o estudante.

Para o professor de Sistemas Operacionais Anderson Nobrega, o talento do garoto é notável e foi isso que o fez ingressar no campus. "Quem chamou a atenção do Instituto foi ele com toda essa habilidade e agora esperamos poder incluí-lo em um projeto de extensão", espera o professor, orgulhoso de poder orientar o aluno.

O projeto, além de sustentável, chamava a atenção da garotada que passava pelo local. O estudante Gustavo Bispo, de 14 anos, que visitava a feira, adorou o projeto. "Achei o projeto bem legal, porque além de sustentável é o que sonho fazer também. Desenvolver um rodo de uso doméstico para ajudar em casa", finaliza o adolescente.