Página inicial > Reitoria > Projeto do IFG visa educar por meio da robótica

Projeto do IFG visa educar por meio da robótica

Criado: Sábado, 26 de Outubro de 2013, 13h12 | Publicado: Sábado, 26 de Outubro de 2013, 13h12 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2896

Proporcionar aos estudantes da Rede Pública a oportunidade de aprender disciplinas básicas por meio da robótica. Esse é o objetivo maior do projeto "Robô de baixo custo como ferramenta de robótica para escolas públicas", desenvolvido no Campus Inhumas do Instituto Federal de Goiás (IFG) e apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O estudante Ernesto Veiga apresenta o robô para visitantes da SNCT.

"Ele foi criado com objetivo de ser aplicado em escolas, pela questão da multidisciplinaridade", explica Ernesto Fonseca Veiga, do 8º período de Bacharelado em Informática, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto. Segundo ele, as escolas poderão trabalhar com o robô em disciplinas como matemática, que envolve raciocínio lógico, e geografia, abordando as coordenadas.

Para que o robô possa chegar às escolas, ele foi criado a partir de materiais de baixo custo. O valor final desse robô fica na faixa de R$ 150,00, enquanto que projetos similares utilizados em robótica educacional custam na faixa de R$ 800,00 a R$ 2mil.

O professor Carlos Roberto da Silveira Júnior, da área de informática, coordenador do projeto, explica que esse protótipo de robô representa a fase inicial de um projeto maior – o ROBOCETI, que visa desenvolver um kit de robótica educacional para ser utilizado pelos institutos federais e que está sendo desenvolvido com a participação de vários institutos e coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), com o apoio da Setec/MEC.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFG.