Página inicial > Reitoria > Tecnologia de Ensino Aplicado a Licenciatura é apresentado na SNCT

Tecnologia de Ensino Aplicado a Licenciatura é apresentado na SNCT

Criado: Sábado, 26 de Outubro de 2013, 13h28 | Publicado: Sábado, 26 de Outubro de 2013, 13h28 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1883

Um projeto que tem chamado a atenção dos visitantes da SNCT é o de “Tecnologias Educacionais Aplicadas às Licenciaturas”. O projeto, realiazado pelo Campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA), visa trabalhar com a formação de professores para a educação básica. A idealizadora do projeto é a professora Helena Rocha.

Segundo a professora do Campus Belém Laura Barros, o objetivo do projeto é fomentar, entre os estudantes de Licenciatura Técnicas Educacionais, que proporcione uma melhor prática pedagógica.

Duas disciplinas partem para o desenvolvimento desse projeto. A primeira é “Psicologia de Aprendizagem” e “Educação das Relações Étnico-Raciais” (ERER).

O IFPA apresenta o Jogo dos Deuses, que fala sobre a religião, dança e comida africana.

“A primeira matéria é comum em todas as Licenciaturas. Nessa disciplina, todos alunos estudam a construção do conhecimento da criança até a adolescência usando os ensinos teóricos de Piaget, Freud e Vytsky”, explica a professora Laura.

As estudantes do curso de pedagogia apresentaram, na SNCT, o projeto com um método que ajuda a criança a desenvolver o conhecimento dos sentidos, como o tato, olfato, audição, visão e paladar.

A segunda disciplina, “ERER” provém da lei n.º 10.639 de 2003, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira. No IFPA esses essa prática foi inserida desde 2006 nas disciplinas de história, artes e língua portuguesa do Ensino Integrado. Nos cursos de Graduação ERER entrou como uma disciplina.

Jogos

Na SNCT, os estudantes também trouxeram dois jogos de tabuleiro. O primeiro tem a intenção de ensinar sobre a cultura africana, sobre o continente da África e suas pluralidades. Já o segundo se chama “Jogo dos Deuses”, que fala sobre a religião, dança e comida africana que influenciou o Brasil.

“A nossa intenção é contribuir para que o professor possa ter outras alternartivas de ensino para os alunos”, finaliza Laura.