Página inicial > Reitoria > Institutos Federais participam de evento que debate extensão tecnológica

Institutos Federais participam de evento que debate extensão tecnológica

Criado: Quinta, 07 de Novembro de 2013, 15h55 | Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2013, 15h55 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1732

“Extensão tecnológica no país: o conhecimento a serviço da população”, esse foi o tema do seminário realizado, nessa quarta-feira (6), pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. O Instituto Federal de Brasília (IFB) participou do encontro, que discutiu os desafios da implantação de um programa de extensão tecnológica para o país. O evento foi realizado no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

Aléssio Trindade de Barros (Setec/MEC)

O diretor de Desenvolvimento da Rede Federal (SETEC/MEC), Aléssio Trindade de Barros, apresentou as principais ações para inovação e extensão tecnológica na Rede Federal articuladas com a Política Nacional de Inovação. “O país deve ser capaz de produzir tecnologias estratégicas para garantir um posicionamento competitivo, além da sustentabilidade do desenvolvimento econômico e social do país”.

Segundo o diretor, os Institutos Federais devem agir de forma articulada com universidades, entidades do sistema S, instituições de pesquisa e cadeias de produção a fim de se garantir a produção de conhecimentos com inovação, qualificação e extensão.

Para o reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani, este é um momento importante para que as instituições de pesquisa possam entender o papel da extensão tecnológica. “A difusão do saber não é simplesmente levar cursos. A partir da identificação dos problemas da comunidade, devemos levar consultorias, assistência técnica e inovação”, explicou.

Exposição da Rede Federal –
Paralelamente ao encontro, seis Institutos Federais estavam com estandes de exposição de projetos no saguão de entrada do auditório. Os trabalhos são mostras de que é possível dividir com a sociedade o conhecimento produzido em instituições de pesquisa.

Exposição da Rede Federal

O Instituto Federal Baiano expôs um Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado). O avião dispõe de uma tecnologia de monitoramento com capacidade de mapear 2 mil hectares por decolagem. Vandemberg Salvador, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Baiano, explica que o veículo é usado para produzir informações em processos de regularização fundiária e para licenciamento ambiental. O encontro na Câmara dos Deputados rendeu uma parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/Mec), que disponibilizará mais dois exemplares para o projeto do IF Baiano.

O uso de “ferrocimento” para construção de cisternas e montagem de painel solar foram alguns dos projetos trazidos pelo Instituto Federal da Paraíba. O professor Francisco Fechine esclareceu que as tecnologias desenvolvidas pelo instituto são aplicadas em regiões de assentamento para a reforma agrária. “Desenvolvemos soluções de baixo custo e que podem ser construídas pelo próprio agricultor”, ressalta.

Os Institutos Federais de Brasília, do Ceará, além dos Institutos Federais Goiano e Sul de Minas também estiveram presentes no evento como expositores.