Página inicial > Reitoria > IFB forma 856 servidores do GDF pelo Programa Profuncionário

IFB forma 856 servidores do GDF pelo Programa Profuncionário

Criado: Segunda, 02 de Dezembro de 2013, 18h41 | Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2013, 18h41 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3136

A cerimônia de formatura da primeira turma do Programa Profuncionário do Instituto Federal de Brasília (IFB) foi realizada na última sexta-feira, 29, no Clube do Exército. Os 856 servidores da Secretaria Educação do GDF formados concluíram, em outubro, os cursos técnicos ministrados na modalidade Ensino a Distância.

Foram quatro cursos técnicos oferecidos  – Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar – em nove polos de ensino do IFB (Gama, Samambaia, Riacho Fundo, Taguatinga Centro, Taguatinga, São Sebastião, Brasília, Planaltina e Ceilândia). Os cursos são destinados à qualificação de servidores da educação do GDF que exercem funções de serviços gerais, apoio técnico-administrativo, secretaria escolar, copa e cozinha, vigilância, conservação e limpeza, portaria e motorista.

Para o pró-reitor de Ensino, Adilson César de Araújo, garantir a formação dos profissionais que atuam na educação é fundamental para a construção de uma escola mais crítica, democrática, humana e de qualidade.  Já o reitor, Wilson Conciani, afirmou ser aquele momento uma grande conquista para os técnicos educacionais. “É importante destacar que todos somos educadores, pois a educação não ocorre somente dentro da sala de aula, mas em todo o ambiente escolar”.

Segundo a coordenadora de Tutoria do Profuncionário, Delzina Braz, as aulas da primeira turma do programa formada pelo Instituto começaram em maio de 2012. Agora o IFB já está na segunda oferta de cursos do Profuncionário.

Cerca de 80% dos 856 formandos eram mulheres

Formandas – Cerca de 80% dos estudantes formados era constituída por mulheres. A secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amância, presente no evento, comentou a importância desse dado como símbolo de conquista feminina. “Sabemos que para muitas aqui, não foi fácil ocupar esse espaço. Muitas tiveram que se dedicar ao trabalho, mesmo com filhos e família, dividindo-se em jornadas duplas e triplas”, afirmou.

Ana Paula Dorneles é merendeira há oito anos no Centro de Ensino Especial 01 de Brasília. Ela é uma das concluintes do curso técnico em Alimentação Escolar. Para a servidora, o curso contribuiu muito para a atualização com relação às normas da Anvisa, e informações sobre conservação, manipulação, depósito de alimentos e consciência para minimização de desperdícios.

Marli Lima trabalha no Centro de Ensino Fundamental 411 de Samambaia Norte. Servidora do GDF há 24 anos, Marli atua como agente de portaria. Com o curso, Marli sentiu-se valorizada como profissional e conta que conseguiu elaborar um projeto de revitalização das áreas externas da escola. “Na escola já conseguimos fazer pinturas no muro, em estilo de grafite, com imagens da arquitetura de Niemeyer. Revitalizamos a praça com grama e pintura do piso”. Agora a servidora espera conseguir executar o projeto em que propôs a melhoria do asfalto, do estacionamento e jardim em frente ao colégio.

O programa Profuncionário, no IFB, já está em sua segunda oferta de cursos. As aulas iniciaram-se no final de novembro.