Página inicial > Reitoria > IFB participa do Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH)

IFB participa do Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH)

Criado: Quinta, 12 de Dezembro de 2013, 13h45 | Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2013, 13h45 | Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2013, 16h23 | Acessos: 3954

Desde o dia 10 de dezembro, está sendo realizado o Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, no Setor de Clubes Sul. O evento segue até amanhã, 13 de dezembro, com ampla programação, e o Instituto Federal de Brasília (IFB) participa de diversas atividades do encontro.

As alunas do IFB do Programa Mulheres Mil expõem seus produtos com estande permanente no fórum. São mulheres de Planaltina, Riacho Fundo, Taguatinga e Gama que expõem seus doces, salgados e artesanatos, produtos desenvolvidos nas aulas do programa.

No segundo dia do fórum, também como parte da exposição das atividades do Mulheres Mil no IFB, a professora Jane Christina, do Campus Taguatinga Centro, ministrou a oficina de Tertúlia Literária com o objetivo de mostrar a experiência realizada pelo programa no campus. A oficina buscou relacionar direitos humanos e literatura. O Programa Mulheres Mil do Campus Taguatinga Centro ainda mostrou sua experiência com participação em mesa-redonda, realizada no fim da tarde do dia 12.

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFB participou, no dia 11 de dezembro, de dois diálogos. A coordenadora de Ações Inclusivas do Instituto, Girlane Florindo, apresentou um relato de experiências exitosas de parcerias. “O  Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas: o processo de inclusão no Instituto Federal de Brasília” também foi tema de apresentação. Esses dois debates faziam parte das atividades autogestionadas, promovidas com o objetivo de fomentar a reflexão conjunta, a troca de experiências, a articulação, a formação de redes, de movimentos e de organizações sociais.

O objetivo do fórum é promover um espaço de debate público sobre os Direitos Humanos. Na abertura do encontro, realizada no dia 10, Maria do Rosário Nunes, ministra da SDH destacou a importância de se ouvir e reconhecer todas as vozes para a manutenção da democracia. A ministra proferiu conferência com o tema “Os Direitos Humanos como Bandeira de luta dos povos, o foco sendo: a luta dos povos pelo reconhecimento de seus direitos, a conquista dos Direitos Humanos por meio das lutas sociais e as recorrentes violações que ocorrem pelo mundo”.