Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Projetos da Fábrica de Ideias são apresentados no IFB
Início do conteúdo da página

Projetos da Fábrica de Ideias são apresentados no IFB

Criado: Sexta, 06 de Dezembro de 2013, 13h54 | Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2013, 13h54 | Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2013, 14h32 | Acessos: 1564

 

Nesta sexta-feira, 06 de dezembro, no saguão do prédio da reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB), foram expostos os projetos selecionados pelo edital Fábrica de Ideias Inovadoras.

 Os estudantes participaram da Feira de Inovação Tecnológica da instituição. Esse projeto foi criado  com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento das ideias dos alunos. 17 projetos foram apresentados e avaliados por dois especialistas da área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Desses projetos, até 10 serão selecionados. As equipes vencedoras receberão uma bolsa de estudo, e,  futuramente, esses projetos poderão ser apresentados na FEPET.

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Luciana Massukado, acredita que é um evento inovador que mostra a maturidade de cada um. “É  um evento que valoriza mais os alunos do que o servidor, porque os alunos podem colocar em prática a sua ideia”,  afirma Luciana.  Os estudantes vão passar por um processo seletivo, cujos avaliadores são externos.

 A aluna Cristina Pereira, estudante do Curso Técnico em Agroindústria do Campus Planaltina do IFB, apresentou o projeto sobre Melancereal, que é uma barra proteica com mesocarpo de melancia. “Essa barra de cereal é prática, energética e nutritiva e tem uma aceitação boa no mercado. Eu gostei muito dessa feira de fábrica; assim podemos colocar em prática nossas ideias e expor para o público.

O projeto "Conserva de Umbigo de Banana", orientado também por Cristina Alves, tem chamado a atenção de quem passa pelo saguão do prédio da Reitoria do IFB.

O Umbigo da banana é encontrado na bananeira, e seu miolo é comestível. Seu sabor é bem próximo ao do palmito. Pensando assim, Alves resolveu aprimorar esse produto. "A idéia surgiu conversando com os colegas do Campus Planaltina. Pensamos em fazer algo diferente e inovador. O desafio foi conseguir dar um sabor que ficasse agradável e diferenciado, possibiltando usarem essa conserva em outros pratos, como tortas, saladas, refogados com carne e outros. Essa conserva é bastante rica em fibra e seu valor nutricional é bem parecido com o da banana.

Na exposição da Fàbrica de Ideias, o produto pôde ser degustado com torrada. Assim, as pessoas tiveram a oportunidade de avaliar o sabor do produto.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página