Página inicial > Reitoria > Mulheres Mil entrega certificados a mais de duzentas mulheres

Mulheres Mil entrega certificados a mais de duzentas mulheres

Criado: Terça, 17 de Dezembro de 2013, 11h59 | Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2013, 11h59 | Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2013, 10h02 | Acessos: 867

O Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou a solenidade de encerramento do Programa Mulheres Mil na tarde dessa segunda-feira, 16 de dezembro. Estavam presentes no auditório da Finatec (UnB) mais de duzentas mulheres, formadas pelo programa, dos campi Ceilândia, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Taguatinga e Taguatinga Centro.

Os cursos encerrados foram oferecidos pelos seis campi na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), em diferentes áreas de formação. Em Ceilândia, foi oferecido o curso de Cuidador de Idosos. Em Planaltina, as alunas formaram-se como salgadeiras. No Campus Riacho Fundo, as mulheres puderam se capacitar como doceiras. Em Taguatinga, foi oferecido o curso de Artesanato com Resíduos Sólidos. Os cursos de Atendimento ao Cliente e Técnicas de Secretariado foram ofertados em Taguatinga Centro. As estudantes do Campus Gama receberam certificação pelo curso de Artesanato e Associativismo.

A Secretária da Mulher do Governo do Distrito Federal, Olgamir Amância, em discurso, ressaltou a importância que a mulher tem na sociedade e na formação da família. “Sempre que damos oportunidade às mulheres, nós nos surpreendemos: elas superam seus obstáculos sem abrir mão de sua vida pessoal. A mulher é edificadora do lar e quando ela se propõe a mudança, ela movimenta e muda tudo ao seu redor”.

Formando-se juntas, Nilda Maria Ferreira e Kellen Karolyne Ferreira, mãe e filha, estiveram presentes na cerimônia. Elas agora têm a certificação pelo curso de Cuidador de Idosos. Nilda conheceu o programa pela indicação de uma amiga e logo decidiu matricular-se com a filha. As duas puderam trocar experiências e aprender juntas. Nilda deseja que o certificado traga boas oportunidades para ambas em 2014. “A experiência foi muito engrandecedora; além do aprendizado profissional, aprendemos muito para vida e agora quero algo melhor para nós”.

Bianca Reis, Coordenadora do Programa no IFB, falou sobre os diferentes aprendizados e contribuições que as estudantes trazem para o Programa. “Todas agregam aos cursos e às nossas vidas. Saímos de casa pensando em ensiná-las português, empreendedorismo e tantas outras coisas, e elas nos ensinam mais sobre amor, respeito, superação e, principalmente, esperança”, contou.