Página inicial > Reitoria > Cerimônia de transmissão de cargo no Ministério da Educação é realizada nesta segunda-feira

Criado: Terça, 04 de Fevereiro de 2014, 09h12 | Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2014, 09h12 | Última atualização em Quarta, 05 de Fevereiro de 2014, 10h48 | Acessos: 1444

Tomou posse ontem, 3 de fevereiro, o novo ministro da educação, Henrique Paim. Aloizio Mercadante, antigo ministro, passou o cargo para o novo ocupante no auditório do ministério. Em pronunciamento, Paim comprometeu-se com a continuidade e expansão do ensino técnico no país.

O auditório do MEC estava cheio. Reitores de universidades e institutos federais, deputados, senadores, servidores do ministério lotavam o espaço onde foi realizada a cerimônia de transmissão de cargo. O reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani, também esteve presente na solenidade para cumprimentar o ministro recém-empossado.

No discurso de encerramento de gestão, Mercadante destacou as ações estruturantes pela educação desenvolvidas ao longo de seu mandato. O ex-ministro ressaltou a ampliação do número de escolas em tempo integral, a política de inclusão nas universidades por meio de cotas, além da democratização do acesso ao ensino superior por meio do Sisu e do Enem.

Mercadante também salientou a conquista da transferência dos recursos do Pré-sal para a educação. Para ele, a garantia desses royalties possibilitará a transformação de “uma riqueza finita, o petróleo, em uma riqueza perene, o conhecimento”.

Henrique Paim tomou posse falando sobre o orgulho de se dedicar à gestão pública. Paim é professor de economia do Centro Universitário La Salle e desde 2006 ocupou cargo de secretário-executivo do MEC. O atual ministro também foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de ter exercido cargos na Prefeitura de Porto Alegre e em Secretarias do Rio Grande do Sul.

Paim prometeu dar continuidade ao trabalho realizado pelas gestões anteriores. Para ele, o trabalho na pasta da educação é um dos mais importantes do país. Seu discurso foi dedicado a agradecimentos. O novo ministro ressaltou a qualidade da equipe de servidores do MEC e frisou que o esforço de trabalho daqueles que lidam com a educação rende frutos e se materializa no longo prazo.

Henrique Paim destacou a importância do Pronatec como formadora de mão de obra qualificada para o mercado e assegurou a continuidade da expansão e melhoria da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O ministro também prometeu priorizar o fomento a políticas de qualificação docente. Para ele, a garantia de uma educação de qualidade passa pela excelência na formação de professores.

Pela manhã, no Palácio do Planalto, foi realizada a cerimônia de nomeação de quatro ministérios pela presidenta Dilma Roussef. Aloizio Mercadante assumiu a Casa Civil. José Henrique Paim, o Ministério da Educação. Arthur Chioro foi nomeado ministro da Saúde. E Thomas Traumann assumiu a secretaria de Comunicação Social.