Página inicial > Reitoria > Campus Brasília marca a história do Instituto com cursos pioneiros na capital

Campus Brasília marca a história do Instituto com cursos pioneiros na capital

Criado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2014, 12h49 | Publicado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2014, 12h49 | Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2014, 09h35 | Acessos: 2515

As atividades administrativas do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) foram iniciadas em 2010, na 504 Norte. O edifício Ana Carolina era a sede dos setores vinculados à reitoria e emprestava seu espaço para o campus provisoriamente. A professora Cristiane Jorge, primeira diretora-geral da unidade destacou que, desde o início, o campus ofereceu cursos em todos os níveis de ensino, mesmo funcionando sem um espaço próprio.

Em 2010, foram lançados cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs), pós-graduação, curso técnico concomitante, além da Licenciatura em Dança. “Tínhamos um corpo docente com plena clareza da missão do Instituto e graças a isso pudemos começar atuando em todas essas modalidades”, contou Cristiane.

O Centro Educacional Gisno, escola da rede pública do GDF, emprestou os primeiros espaços para que as aulas pudessem ser realizadas. Os FIC de Controle de Estoques e Recepção Hoteleira foram abertos em abril de 2010, com 40 vagas cada. O Curso Técnico em Eventos começou a ser oferecido como curso técnico concomitante. Foram abertas 40 vagas aos alunos do 2º ano do Ensino Médio regularmente matriculados em escolas conveniada, graças ao acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Educação e o IFB. Ainda 2010, também foram autorizados dois cursos de Especialização Lato Sensu em Educação Profissional.

Nesse primeiro ano de existência, o Campus Brasília expandiu os limites do Plano Piloto e ofereceu os cursos de Técnicas de Vendas e Pós-Vendas, Cerimonial e Protocolo e Controle de Estoques em São Sebastião e Taguatinga. As aulas foram realizadas no Centro Educacional São Francisco de São Sebastião e no Centro Educacional 07 de Taguatinga.

Licenciatura em Dança - Percebendo a riqueza de possibilidades do mercado de cultura da capital, o Campus Brasília lançou o curso de Licenciatura em Dança, o primeiro do tipo na região Centro-Oeste. A oferta do ensino superior em dança foi resultado de consulta pública realizada em 2009. As aulas começaram em agosto de 2010 e a primeira turma foi aberta com 40 vagas. As aulas eram realizadas no Centro de Dança de Brasília, no Setor Cultural Norte.

No final de 2010, o campus transfere sua sede para o Edifício Bittar, na 511 Norte. Nessa unidade provisória, passa-se a oferecer três cursos técnicos subsequentes – Serviços Públicos, Desenvolvimento de Sistemas e Eventos, além das aulas teóricas da Licenciatura em Dança. Entre 2010 e 2011, os professores Ana Carolina Mendes e Elias Oliveira exerceram a direção-geral do campus. O atual diretor, Gustavo Filice, assumiu o cargo em fevereiro de 2012.

Sede definitiva - No ano de 2012, o campus ofereceu cursos FIC: Auxiliar Administrativo, Recepção Hoteleira, Informática Básica de Inclusão Digital, Línguas (Francês, Espanhol e Italiano), além de Português Instrumental. Em março, a sede definitiva do campus, localizada na 610 Norte, começa a ser ocupada. Agora é a vez do Campus Brasília emprestar o seu prédio para abrigar a reitoria do IFB. É Também no primeiro semestre de 2012 que o segundo curso superior do Campus Brasília passa a ser ofertado pela unidade. O curso de Tecnólogo em Gestão Pública, com duração de seis semestres, abre com 45 vagas.

O diretor Gustavo Filice ressaltou a promoção de eventos científicos e comemorativos como pontos fortes de atuação do Campus Brasília. “Já temos em nossa agenda seminários, semanas e workshops tradicionais, como exemplos podemos citar o Sernegra, o IFestival de Dança, a Semana do Meio Ambiente, a festa junina”. Para Gustavo, o apoio aos eventos não apenas estimula a ocupação do espaço do campus, que é de todos, mas também afirma o sentimento de pertencimento e identidade entre todos os que frequentam o local – entre eles, professores, alunos e comunidade. A promoção desses encontros “também estimula o desenvolvimento indissociável do ensino pesquisa e extensão”, finalizou Gustavo.

A preocupação com a promoção da sustentabilidade ambiental é outra característica do Campus Brasília. A Comissão de Meio Ambiente da unidade busca integrar a comunidade acadêmica em projetos ecológicos. Os prédios do campus possuem cestos coletores seletivos, além de papa pilhas (para o descarte seguro de pilhas e baterias). Ali o espaço de integração dos estudantes é decorado com mobília sustentável, confeccionada pelos próprios alunos a partir de garrafas PET, pneus, latas de tinta, banners, garrafas de vidro e restos de madeira. O Campus Brasília também tem dois bosques, um de árvores frutíferas, outro de plantas nativas do Cerrado, uma complementação da jardinagem do local plantada por estudantes e docentes.

O curso de licenciatura em dança começou em agosto de 2010

Presente e futuro - O Campus Brasília encerra o ano de 2013 com grandes marcas. São 147 alunos matriculados na Licenciatura em Dança, 88 estudantes inscritos no curso de Tecnólogo em Gestão Pública e 328 estudantes dos cursos técnicos (Eventos, Informática e Serviços Públicos). O Pronatec no Campus Brasília atendeu a 1536 pessoas. Outros programas de capacitação, como a Segunda Licencitura em Dança e o Profuncionário, também atenderam centenas de servidores da educação do GDF, com 80 e 151 matriculados respectivamente.

Para 2014, o Campus Brasília deverá abrir a Especialização em Gestão Pública. A intenção é que o novo curso ofereça 45 vagas no total, sendo 15 para qualificação de servidores do próprio quadro da instituição, 15 para servidores de outros órgãos da Administração Pública Federal e outras 15 vagas para a comunidade.