Página inicial > Reitoria > IFB realiza semanas de planejamento para o início das aulas

IFB realiza semanas de planejamento para o início das aulas

Criado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2014, 12h41 | Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2014, 12h41 | Última atualização em Segunda, 17 de Fevereiro de 2014, 10h34 | Acessos: 792

O Instituto Federal de Brasília (IFB) se prepara para receber seus alunos neste primeiro semestre de 2014. Planaltina, Riacho Fundo e São Sebastião já deram início às atividades letivas desde o dia 27 de janeiro. Nesta semana, têm início as aulas em Ceilândia, Samambaia, Taguatinga e Taguatinga Centro. Campus Brasília e Campus Estrutural recebem seus estudantes na segunda-feira, 10. No Gama, o primeiro semestre de 2014 começará em 19 de março.

Semana de Planejamento – Para garantir o sucesso das atividades letivas, cada campus prepara sua Semana de Planejamento Pedagógico ou de Preparação Didática. Essa é uma etapa fundamental no começo do semestre. Trata-se de um momento de integração entre professores e corpo técnico administrativo para que os ajustes finais sejam feitos antes do início das aulas.

No Campus Brasília, a semana de Planejamento Docente está sendo realizada desde a segunda-feira. A programação da semana incluiu palestras com a equipe de diretores, oficinas e workshop. Os professores puderam debater as experiências e práticas em sala de aula, como administração de conflitos, inclusão, preenchimento de diários. A terça-feira foi dedicada ao estímulo à pesquisa, com a apresentação das principais correntes de estudos desenvolvidas pelos docentes do campus.

A semana do Campus Brasília contou com a experiência do professor de matemática José Messias, do Campus Riacho Fundo. Em palestra durante a abertura da semana, Messias conversou com os professores sobre sua experiência como docente e compartilhou um pouco dos conhecimentos adquiridos ao longo dos 27 anos em sala de aula. Para ele, a semana pedagógica é importante como espaço de diálogo entre professores. “É uma oportunidade de conversar e refletir sobre a nossa prática, dificilmente temos esse tempo durante o semestre”.

Política Institucional de Planejamento Pedagógico – O pró-reitor de extensão do IFB, Adilson César de Araújo, esclarece que os campi tem autonomia para desenvolver suas semanas de planejamento. Para ele, a preparação dos campi para a recepção de alunos é muito importante, trata-se de um momento simbólico em que a instituição abre suas portas aos alunos. No entanto, segundo Adilson, o planejamento não deve se limitar a um momento único ao longo do semestre.

“A preparação do campus e do corpo docente não deve ter caráter episódico, pontual, ela deve ser contínua, realizada o longo de todo o ano”. Segundo Adilson, é importante que o professor domine a sua área de conhecimento, mas a atividade docente requer uma formação mais completa, envolvendo dimensões éticas, culturais, humanísticas e pedagógicas.

Neste semestre, a Pró-Reitoria de Ensino lançará a Política Institucional de Formação Continuada. A política consiste numa série de atividades e projetos que permitirão ao professor, no decorrer do ano, participar de cursos de capacitação, palestras e oficinas.

Os “Diálogos Formativos” continuarão trazendo para debate os temas que permeiam o ambiente escolar. A série de debates será ampliada e trará a participação de convidados que contribuem com a troca de experiências sobre a atividade docente e o ambiente acadêmico.

Em parceria com a Escola de Administração Fazendária – Esaf, serão realizadas oficinas nos campi. Os cursos tratarão de assuntos referentes à prática escolar, como relações interpessoais, avaliação, planejamento didático, metodologia.

Em julho de 2014 será realizado um curso de extensão sobre Educação, Cultura Digital e Novas Tecnologias. Trata-se de mais uma ação que visa complementar a formação de professores para o uso adequado das ferramentas de ensino a distancia (EaD).