Página inicial > Reitoria > IFB lança, nesta sexta, selo de qualidade ABMS

IFB lança, nesta sexta, selo de qualidade ABMS

Criado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2014, 14h21 | Publicado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2014, 14h21 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2014, 11h18 | Acessos: 886

Na próxima sexta-feira, às 16h, será realizado, no auditório do Campus Brasília, o lançamento do Selo de Qualidade ABMS. O evento é uma ação conjunta entre Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon). Durante a ocasião, haverá palestra do engenheiro Artur Quaresma Filho sobre sondagem SPT. O reitor do IFB, Wilson Conciani, realizará o lançamento do selo. O evento é aberto a todos que queiram participar.

O Selo de Qualidade ABMS foi desenvolvido pelo IFB para definir parâmetros de qualidade na etapa de construção das fundações de uma obra. Segundo o reitor do IFB, a ABMS poderá certificar as empresas construtoras por meio do novo selo, estabelecendo uma metodologia de avaliação das fundações.

Trata-se de um programa de qualidade, em que serão verificados critérios, como capacitação de funcionários, qualidade de equipamentos técnicos, verificação de uso e aplicação dos procedimentos prescritos nas leis.

Para Conciani, essa é mais uma contribuição do IFB para a qualificação de processos na construção civil. Desde 2010, o IFB realiza o curso de sondador de solos. O curso tem por objetivo formar profissionais para atuar na sondagem de solos e rochas. O aluno também aprende a fazer a identificação dos solos, ensaios de permeabilidade e infiltração. O reitor destaca o curso como um avanço para a área, visto que o profissional de sondagem, em geral, realiza o trabalho sem nenhuma qualificação técnica.

O estudante recém-formado do Curso Técnico em Edificações, Yuri Miguel, do Campus Samambaia, pretende participar da palestra. Além de poder conferir o lançamento do selo, o técnico conta que é uma boa oportunidade de aprender sobre investigação do solo e parâmetros de cálculo.