Página inicial > Reitoria > IFB lança Selo de Qualidade ABMS e certifica equipe técnica

IFB lança Selo de Qualidade ABMS e certifica equipe técnica

Criado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2014, 09h25 | Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2014, 09h25 | Última atualização em Quarta, 12 de Março de 2014, 09h32 | Acessos: 1459

Na última sexta-feira, 14 de fevereiro, foi realizado, no auditório do Campus Brasília, o lançamento do Selo de Qualidade ABMS. O evento ocorreu com o apoio da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e do Sindicato da Indústria de Construção Civil (Sinduscon-DF).

O selo foi elaborado por meio de um projeto de extensão do Instituto Federal de Brasília (IFB), que definiu parâmetros de qualidade na etapa de construção das fundações de obras. O programa de qualidade ABMS visa verificar critérios técnicos, como capacitação de funcionários, qualidade de equipamento, verificação de uso de aplicação dos procedimentos prescritos nas leis.

O momento celebrou a integração do setor produtivo com o IFB. “Essas parcerias selam esse momento de pesquisa e estudos desenvolvidos para o setor produtivo. Nosso intuito é poder desenvolver métodos que possam melhorar a qualidade da construção civil”, explicou o reitor, Wilson Conciani, que fez o lançamento do selo.

Dionyzio Klavidianos, representante do Sinduscon-DF, enfatizou que, no setor da construção civil, ainda há precariedades. Para ele, lançar um selo e definir métodos é sempre bom e totalmente necessário. “É sempre bem-vindo este tipo de iniciativa, quanto mais ações assim, melhor para a construção civil e para todos'”, finalizou parabenizando a ação do IFB. O lançamento contou ainda com a palestra do empresário da construção civil Artur Quaresma Filho, representando a ABMS. O engenheiro falou sobre “Sondagens de solo tipo SPT”.

No evento, houve entrega de certificados para a equipe desenvolvedora do selo, composta por servidores do Instituto e técnicos da ABMS. Duas empresas que já seguem as normas estipuladas foram certificadas pelo programa de qualidade.