Grupo de pesquisa Estudos Culturais sobre Classe, Gênero e Raça promovem ação no IFB
21 de março, dia Internacional pela Luta Contra a Discriminação Racial. Dia muito especial não só para os negros, mas também para as minorias do mundo. O grupo de pesquisa Estudos Culturais sobre Classe, Gênero e Raça do Instituto Federal de Brasília (IFB) inspirou na curta-metragem “Vista Minha Pele”, do diretor Joel Zito Araújo, e espalharam cartazes pelo Campus Brasília e na Reitoria.
O objetivo de reunir os discentes é para levantar algumas questões sobre discriminação racial. Os trinta minutos de debate foram insuficientes para responder tantas questões e ficou uma promessa de novas atividades no decorrer do ano para que a discussão sobre Gênero e Raça seja debatida e espalhada por todo o IFB.
Houve um momento em que foi explicado a ação do grupo, o filme, o evento SERNEGRA e os cartazes distribuídos no campus com a frase “ Somos Todxs Cláudia”. Essa frase faz referência a auxiliar de limpeza, Cláudia Ferreira Silva, 38 anos, mãe de quatro filhos e cuidadora de mais quatro sobrinhos que foi arrastada no asfalto por mais de 350 metros pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.
A terceira edição do SERNEGRA será realizado entre os dias 19 e 23 de novembro no Campus Brasília. O evento é uma realização do grupo de pesquisa Estudos Culturais sobre Classe, Gênero e Raça do IFB e conta com o apoio do Campus Brasília e da Pró-Reitoria de Extensão do IFB.
Redes Sociais