Bienal Brasil do Livro: Visitas, conhecimentos e leituras
A II Bienal Brasil do Livro e da Leitura é um dos maiores eventos literários do país e reúne cerca de 250 mil visitantes em toda a exposição. No meio dessa multidão, estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) aproveitam a facilidade da localização da feira – que acontece na Esplanada dos Ministérios da Capital Federal – para conhecer os espaços e ter incentivos à prática da leitura.
Esse foi o caso das alunos do Projeto de Extensão em Alfabetização do Campus Taguatinga Centro. A turma foi à feira, na última quarta-feira, 16 de abril, guiada pela professora Valdinea Carvalho, alfabetizadora do curso.
As estudantes tiveram contato com as exposições, oficinas de teatro e venda de livros a preços acessíveis. A aluna Laura ficou muito feliz com a oportunidade. “Nunca tinha vindo antes à Bienal. Fiquei muito feliz com tantas opções culturais. Agora que estou aprendendo a ler estou muito curiosa para ter contato direto com os livros”, conta.
Outra turma que prestigiou o evento foi a turma do curso Técnico Integrado em Alimentos do Campus Gama. Os estudantes assistiram ao espetáculo teatral “A farsa da boa preguiça” do Grupo Guará, da PUC-GO e visitaram os pavilhões de expositores de livros.
A visita contou com a coordenadora do curso, Sueli Costa, além de outros professores da turma e um assistente de aluno.
No dia 14, foi a vez das alunas do curso de Auxiliar de Biblioteca, ofertado por meio do Pronatec/Mulheres Mil, visitarem a feira, acompanhados pelos professores Laysse Balbino, João Henrick de Melo, pela supervisora Ana Maria dos Santos e do Apoio Administrativo Sidnéia de Lima Fernandes.
Na bienal, as alunas puderam observar a dinâmica de um evento nacional tão importante para o incentivo a leitura. Com a visita a Bienal, elas viram o interesse das pessoas pelos livros, pois o evento estava repleto de pessoas em busca dos mais diversos assuntos expostos nas prateleiras das editoras e livrarias.
Para o professor João Henrick “essa atividade contempla todas as atividades que já vem sendo desenvolvidas em sala colocando a vivência da profissão no contexto de trabalho. As alunas se sentiram motivadas”.
Redes Sociais