Página inicial > Reitoria > Oficinas e Exposições agitam o primeiro dia da FEPET

Oficinas e Exposições agitam o primeiro dia da FEPET

Criado: Quinta, 05 de Junho de 2014, 13h31 | Publicado: Quinta, 05 de Junho de 2014, 13h31 | Última atualização em Quinta, 05 de Junho de 2014, 13h47 | Acessos: 943

A Feira de Educação Profissional e Tecnológica (FEPET) do Instituto Federal de Brasília (IFB) deu o pontapé inicial nesta quarta-feira, 4 de junho, com exposições, oficinas e interatividade. Até sexta-feira, dia 6, a feira conta com uma programação diversificada que está surpreendendo os visitantes do shopping.

No primeiro dia do evento, estudantes do curso técnico em Alimentos do Campus Gama apresentaram, sob orientação da professora Sther Lenza, a oficina de Elaboração e Análise Sensorial de Pão Funcional sem Glúten”.

Estudos internacionais apontam que 1% da população mundial é celíaca – pessoas com intolerância permanente ao glúten. Somente no Brasil, a doença afeta em torno de 2 milhões. Além do número elevado de intolerantes, é costumeiro ouvir alguém falando de alimentos sem glúten que virou tendências por existir promessas de que o não uso do nutriente pode ocorrer a perda de peso.

A professora comentou o caso e revela. “Sem comer glúten você corta muitas coisas da dieta. Além disso, os alimentos que levam o glúten normalmente engordam, como bolos, pães e biscoitos, ou seja, cortando isso da dieta, a pessoa acaba perdendo alguns quilos, mas é natural”, explica Sther.

Isadora Lima é alunas do curso Técnico em Alimentos e esteve na FEPET apresentando o projeto. A estudante comenta que existe um preconceito com esse tipo de alimento e muitos dizem que que não gostam do aspecto e do gosto dos alimentos. “Nem sempre agrada, porque o gosto realmente é diferente, mas é o tipo de coisa que tem de ser divulgada, porque muitas pessoas tem o problema com glúten e nem sabe”, diz a aluna.

Mais alimentação

Algumas outras ilhas de exposições também apresentaram trabalhos de pesquisas sobre alimentos. Também do Campus Gama, foi apresentado o trabalho “Alimentos industrializados e o imaginário popular”, que buscou desvendar tabus e mitos que as pessoas carregam sobre alimentação.

Segundo a professora Sueli Costa, o momento oportuniza a prática do que os alunos aprendem em sala. “Aqui eles podem aprendem a ter segurança do que aprendem em sala. Buscam sempre o retorno do público sobre alimentos industrializados. Muitos pensam que tudo faz mal, mas muitos são alimentos bons para consumo só passaram por um processos para durar mais tempo”, explica a professora.

A FEPET segue até sexta-feira, no Pátio Brasil Shopping. Participe!