Página inicial > Reitoria > Etapa regional dos jogos dos IFs será realizada de 4 a 8 de agosto, em Goiânia

Etapa regional dos jogos dos IFs será realizada de 4 a 8 de agosto, em Goiânia

Criado: Terça, 10 de Junho de 2014, 12h54 | Publicado: Terça, 10 de Junho de 2014, 12h54 | Última atualização em Terça, 10 de Junho de 2014, 12h57 | Acessos: 1194

Cerca de 700 participantes, entre alunos competidores e servidores dos cinco dos institutos federais (IFs) da Região Centro-Oeste – Goiás, Goiano, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília - mais o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), estarão reunidos no início de agosto na capital goiana para a etapa regional dos jogos dos IFs (JIF Centro-Oeste). A etapa regional antecede a nacional, que será realizada de 19 a 23 de setembro, em Natal (RN).

Os preparativos para os jogos estão a todo vapor e muitas definições estão ocorrendo desde ontem, 9, na reunião com a Comissão Organizadora, que acontece até o final da tarde de hoje, 10, na Reitoria do Instituto Federal de Goiás (IFG). Pela primeira vez, o IFG é a instituição promotora e sede do evento. A coordenação geral está a cargo dos professores de Educação Física do IFG Isaac Aldivino Gonçalves (Goiânia), Octávio Marcos Martins Mani (Jataí), Fabrício Cardoso da Silva (Cidade de Goiás) e Ewerton Rodrigo Gassi (Anápolis). A Pró-reitoria de Extensão também está na coordenação com a parte de logística e programação cultural.

Esse ano a competição terá novidades, segundo o professor Isaac . A primeira é que haverá jogos inclusivos dentro da programação, “possivelmente uma competição de rúgbi e outra de basquete para cadeirantes”. Os jogos, afirma o coordenador, terão caráter de demonstração e interação entre os participantes, portadores de necessidades especiais, e os estudantes dos institutos. No jogo de rúgbi poderá haver participação de alunos dos IFs que se enquadrarem no time e o de basquete será disputado por seleções já formadas.

Outra novidade na etapa de 2014 dos jogos regionais é a inserção da deleção do Instituto Federal do Tocantins, que antes competia pela etapa da Região Norte, mas por questões de logística e proximidade com as cidades do Centro-Oeste foi inserido no grupo central.

Uma terceira mudança e que reflete diretamente na participação dos atletas é a alteração da idade máxima dos competidores. Pelo regulamento desse ano, que foi unificado para os jogos nacionais e para os regionais, podem participar das competições estudantes que tenham até 19 anos. As exceções são que, nas modalidades coletivas, 20% dos participantes podem ter até 21 anos e nas individuais – natação e atletismo – podem ter até dois atletas com essa idade [entre 19 e 21] por modalidade. A justificativa para essa mudança (antes podiam participar estudantes até 21 anos), diz o professor Isaac, é que os jogos são voltados para o ensino médio.

Os jogos

Os JIF Centro-Oeste serão realizados no Clube Antônio Ferreira Pacheco, em Goiânia, de 4 a 8 de agosto. Além dos coordenadores do IFG, a organização do evento está a cargo de uma Comissão Organizadora composta por representantes de todos os institutos participantes. Fora esses, compõem a comissão dois representantes da Comissão [nacional] dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif), que a partir desse ano terá representação nas comissões dos regionais.

Os competidores vão disputar jogos nas modalidades coletivas - futebol de campo (apenas masculino), futsal, voleibol, handebol, basquetebol e vôlei de areia, sendo essas com equipes masculinas e femininas -  e nas modalidades individuais, compostas por equipes femininas e masculinas de judô, xadrez, tênis de mesa, atletismo e natação.

Apenas as competições de atletismo e futebol de campo serão realizadas fora do Clube Ferreira Pacheco. A de atletismo ocorrerá na Esefego, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e a de futebol ocorrerá no clube da Saneago.

O Congresso Técnico, que definirá a tabela dos jogos, sorteios de equipes e toda a parte técnica dos JIF Centro-Oeste será realizado dois dias antes do evento, no sábado, em Goiânia.

As inscrições das sete delegações, que serão compostas por uma de cada instituto participante (IFG, IFB, IFMT, IFMS, IFTO e IFG Goiano) e uma a mais do IFG, por ser o instituto sede, serão feitas pelos professores responsáveis pelas equipes, em cada instituição. As inscrições serão realizadas por meio de um programa novo, on-line, desenvolvido pela Cojif. O período para cadastro dos grupos será aberto posteriormente.

Veja aqui o regulamento geral dos JIF Regional.

Veja aqui o regulamento específico.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.