Página inicial > Reitoria > O Brasil e a Copa

O Brasil e a Copa

Criado: Quinta, 12 de Junho de 2014, 08h41 | Publicado: Quinta, 12 de Junho de 2014, 08h41 | Última atualização em Quinta, 12 de Junho de 2014, 08h42 | Acessos: 1005

O Brasil é o país do futebol. Todos os dias nos reunimos em torno do cafezinho para discutir e analisar a última rodada do campeonato. Futebol nos emociona e nos apaixona. O Grito de Gol está na garganta de todos os brasileiros. Nenhum outro país é pentacampeão mundial de futebol. Agora o Brasil é o país da Copa. Copa esperada por todos que festejamos nas ruas e nas praças quando conquistamos o direito de ser sede. Copa criticada por muitos que enxergam outras prioridades. Enfim, de novo o futebol em torno do cafezinho ocupa o centro das nossas atenções.

No mundo, todo os olhos estão voltados para o Brasil neste momento da Copa. A imprensa mundial fala e canta as belezas do Brasil, suas potencialidades e suas mazelas. A mídia mundial e as grandes empresas usam e abusam deste tema em seus comerciais. Dia destes, vi em anúncio de página inteira de um Jornal europeu: se você não puder ir ao Brasil para ver a copa, veja na TV tomando seu scotch ao sabor brasileiro: com raspas de limão.

O Brasil se preparou para receber a copa como a família que se prepara para a festa de Natal: reforma da casa, pintura… Para o país receber a copa, a preparação foi em infraestrutura urbana: viadutos, aeroportos, avenidas, esgoto, transporte de massa e Estádios. Cada um destes estádios teve custo médio de 1 bilhão de reais. Mas, e a saúde? e a educação? O que foi feito?

Na educação, também nos preparamos, e não apenas para a Copa. Em Brasília, uma das cidades sede não havia Instituição Federal de Educação Profissional como nas demais unidades da federação. A implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) em seus 10 campi, custou mais de 1 bilhão de Reais desde de 2009.  O mesmo investimento foi feito nos outros 37 Institutos Federais Brasil afora.

O IFB recebeu 619 estudantes no ano de 2009 e 18.500  no ano de 2013. Este crescimento no atendimento da população só foi possível graças ao maciço investimento em educação. O relatório do PISA aponta que pela primeira vez, desde que o relatório começou a ser editado,  o investimento em educação do Brasil ultrapassou a média de todos os países. Este mesmo relatório indica que o Brasil é o país onde o investimento em educação mais cresceu nos últimos 10 anos.

O programa Ciência sem Fronteiras colocou cerca de 100 mil estudantes brasileiros no exterior durante o governo Dilma Rousseff – é o maior programa de internacionalização da Educação Brasileira de toda história, passo indispensável para colocar o país em condições de competir com as grandes potenciais mundiais.

O Brasil é o país da Copa, mas é também o país da educação.

Wilson Conciani
Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)