Página inicial > Reitoria > Pronatec 2.0 terá oferta de 12 milhões de vagas a partir de 2015

Pronatec 2.0 terá oferta de 12 milhões de vagas a partir de 2015

Criado: Quarta, 18 de Junho de 2014, 15h13 | Publicado: Quarta, 18 de Junho de 2014, 15h13 | Última atualização em Quarta, 18 de Junho de 2014, 15h27 | Acessos: 1881

Na manhã desta quarta-feira, 18 de junho, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, foi lançado a segunda etapa do lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A previsão é ofertar 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos de nível médio e em 646 cursos de qualificação, a partir de 2015. A meta da primeira etapa do programa, criado em 2011, é oferecer 8 milhões de matrículas até o final de 2014.

“Falamos em 12 milhões com a certeza de que esse número é possível porque ao longo deste período construímos nossa curva de aprendizado. Hoje sabemos como se faz e podemos melhorar muito o Pronatec”, afirmou a presidente Dilma Rousseff, em seu discurso.

Cerca de 40 estudantes do programa no Instituto Federal de Brasília (IFB) estiveram presentes na cerimônia. Nercina Rodrigues, aluna do curso de Artesã de Biojóias, ofertado pelo Pronatec/Mulheres Mil no Campus Planaltina, acredita que o Programa foi uma oportunidade única para ela e suas colegas.

“Além de apreender coisas novas durante o curso, estudar acaba melhorando a autoestima das pessoas. Mesmo eu, sendo uma senhora, ainda tenho muito que apreender e pretendo fazer outros cursos”, explica.

Para o reitor do IFB, Wilson Conciani, a segunda etapa do programa irá ampliar a quantidade de vagas e melhorar, mais ainda, a educação do Brasil. “O Pronatec 2.0 traz pequenas diferenças da primeira fase, uma delas é a ampliação da oferta de cursos voltados a programas de empreendedorismo e de inovação tecnológica”, afirma.

Inauguração

Além do lançamento do Pronatec 2.0, na cerimônia também foram inaugurados, oficialmente, novos campi de Institutos Federais de todo o país. Do IFB, o reitor Wilson Conciani recebeu a placa de inauguração do Campus Samambaia.