Página inicial > Reitoria > Segunda etapa do Programa Ciência sem Fronteiras terá oferta de 100 mil bolsas em 2015

Criado: Sexta, 27 de Junho de 2014, 10h10 | Publicado: Sexta, 27 de Junho de 2014, 10h10 | Última atualização em Sexta, 27 de Junho de 2014, 15h20 | Acessos: 2324

Na tarde da última quarta-feira, 25 de junho, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, foi lançada a segunda etapa do Programa Ciência sem Fronteiras. A previsão é que, em 2015, seja ofertada mais 100 mil bolsas de estudo no exterior para estudantes brasileiros. Criado em 2011, a primeira etapa tem como meta oferecer 101 mil bolsas. Até o momento, já foram disponibilizados 83 mil.

Segundo a Presidente Dilma Rousseff, a meta será cumprida com as chamadas que serão lançadas em setembro deste ano. Durante a cerimônia, foram assinadas 5,2 mil bolsas.

“Serão 100 mil bolsas na segunda etapa do Ciência sem Fronteiras. É muito importante também a variedade de países, porque para nós, interessa alunos estudando na Coreia, Japão, China, porque nesses países também tem escolas de alta qualidade", afirmou Dilma.

Para o reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani – que esteve presente na cerimônia – esse é o programa do Brasil mais importante no exterior. “ É um programa que tem funcionado e tem chamado a atenção de outros países, assim todos podem perceber que os brasileiros também tem a capacidade de apreender. Essas 100 mil bolsas vão mudar vidas de pessoas que podem estudar fora do Brasil ”, afirmou Conciani.

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.