Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Diálogo e construção coletiva
A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica revela inegável vinculação com a trajetória dos trabalhadores da educação, expressivamente evidenciada nesta última década, fortemente marcada pelas políticas de expansão e de inclusão. Seu compromisso privilegia a abertura de coerente e frutífero diálogo, sem vencidos ou vencedores, como o melhor caminho para o aprofundamento e fortalecimento das políticas de formação para o trabalho, na perspectiva da inserção cidadã de milhões de brasileiros, de norte a sul do País, local e regionalmente, desde as grandes capitais até os distantes municípios mais interioranos.
Assim, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) tem pautado a sua atuação com base na defesa da educação pública e do papel estratégico da Educação Profissional e Tecnológica, no contexto social de um País em que não é lícito excluir a importância do olhar histórico e o grande esforço que se empreendeu neste período de interiorização, fortalecimento da Rede Federal e criação dos Institutos Federais.
Como fórum representativo da educação profissional e tecnológica federal, o Conif honra o compromisso e dever de, pela relação dialógica, congregar as Instituições da Rede Federal, para propor, promover e apresentar publicamente sua defesa pela dignidade da função de todos os profissionais que optam pela carreira da educação – professores e servidores técnico-administrativos em educação, e pelo direito da sociedade à educação pública e de qualidade.
É preciso compreender o atual momento da educação profissional e tecnológica, no espaço do que se constitui direito fundamental, na luta pela qualidade da educação num sentido pleno. O que se pretende assegurar, de fato, é o compromisso do governo brasileiro com a educação pública como direito de todos.
Por isso, o Conif defende que o caminho coerente é o diálogo quando, em construção coletiva, se discutem as carreiras docente e técnico-administrativo, em sua dimensão mais humanizadora, capaz de responder aos anseios das populações e de contemplar jovens e adultos trabalhadores com possibilidades reais de mudança de vida, atingindo níveis cada vez mais elevados de escolaridade, condição também inegável na conquista do direito à cidadania.
Deliberação da 43ª Reunião Ordinária do Conif
Florianópolis - SC, 3 de julho de 2014
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