Página inicial > Reitoria > Lançamento do Manual do Sondador aproxima, ainda mais, IFB e setor da Construção Civil

Criado: Sexta, 04 de Julho de 2014, 10h18 | Publicado: Sexta, 04 de Julho de 2014, 10h18 | Última atualização em Sexta, 04 de Julho de 2014, 10h20 | Acessos: 1125

A noite desta quinta-feira, 3 de julho, uma cerimônia no auditório da Associação Brasiliense de Construtores (ASBRACO) aproximou, ainda mais, o Instituto Federal de Brasília (IFB) com o setor da Construção Civil do Distrito Federal.

Lançamento do Livro Com um público de trabalhadores, empresários e outros profissionais da área, foi realizado o lançamento do livro “Manual do Sondador de Solos” – mais uma obra publicada pela Editora IFB – que visa servir como um guia para profissionais que atuam no setor.

Segundo uma das autoras do manual, a professora Conceição Costa, o grande objetivo do livro é ir além dos ensinamentos técnicos e tentar, de uma forma interdisciplinar, contextualizar os  conteúdos necessários para a formação deste profissional. “A principal proposta do livro é sistematizar o que é estritamente necessário para ser abordado numa formação de sondador de solos, sem abrir mão da integração entre os conteúdos”, conta a professora.

Além da Conceição, também são autores do livro o reitor do IFB, Wilson Conciani, e os professores Carlos Petrônio Silva, Joseleide Pereira e Maria Tâmara de Moraes.

“Na verdade, a ideia do livro foi escrito pelos próprios alunos do curso de Sondador de Solos (que teve sua primeira edição em 2010 e já formou três turmas). As informações, o que precisava conter no manual, foram ideias colhidas durante as aulas e a partir do depoimentos dos próprios estudantes”, relata Conceição.

Novos Cursos

Durante a cerimônia, os pró-reitores do IFB, Giano Copetti, de Extensão, e Luciana Massukado, de Pesquisa e Inovação, divulgaram a abertura de novos cursos do IFB para o setor de Construção Civil.

A previsão é que, em setembro deste ano, sejam abertas as inscrições de dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertados por meio do Pronatec: Sondador de Solos e Operador de máquina perfuratriz, com 30 vagas para cada um deles. Também será lançado, em breve, as inscrições para o Mestrado Profissional em Habitação.

O diretor de fundações e reforço estrutural da ASBRACO, Humberto Flecha, acredita que esses cursos trarão um enorme benefício para o setor de Construção Civil no Distrito Federal. “Certamente, os cursos trarão uma melhoria para qualidade da mão de obra, que vai melhorar a execução do serviço e os resultados obtidos, de tal forma que vai reverter um bem para a empresa e consequentemente para a sociedade, já que as empresas vão oferecer um melhor produto e com redução de preços. É um ciclo virtuoso e tem tudo para dar certo”, opina.

O reitor do IFB, Wilson Conciani, acredita que o IFB segue cumprindo sua missão, que é gerar e difundir tecnologia junto com o setor produtivo. “O setor de Construção Civil é um setor que precisa de tecnologia, que precisa modernizar para transformar nossas obras. Essa aproximação do IFB com ABMS, SINDUSCON e ASBRACO é essencial para melhorar a qualificação do trabalhador e o nível tecnológico das nossas obras”, fala Conciani.

Após a cerimônia, autores autografam os livros para os presentes.

Cerimônia

A cerimônia contou com a presença do reitor do IFB, Wilson Conciani, do diretor de fundações e reforço estrutural da ASBRACO, Humberto Flecha, da presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Neusa Mota, do representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (SINDUSCON-DF), Waldir Belisário Júnior e dos pró-reitores de Extensão, Giano Copetti, e de Pesquisa e Inovação, Luciana Massukado.

Após o encerramento da cerimônia, houve um sessão de autógrafos com os autores.