Página inicial > Reitoria > Delegações apresentam-se na abertura dos jogos regionais dos institutos federais

Criado: Terça, 05 de Agosto de 2014, 10h27 | Publicado: Terça, 05 de Agosto de 2014, 10h27 | Última atualização em Terça, 05 de Agosto de 2014, 10h30 | Acessos: 1144

Estudantes-atletas dos institutos federais da região Centro-Oeste e do estado do Tocantins estão reunidos em Goiânia para a etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Centro-Oeste), edição 2014. São cerca de 740 atletas que vão disputar jogos esportivos em modalidades coletivas e individuais a partir de amanhã, 5. Hoje à tarde, os jogos foram oficialmente abertos, em solenidade realizada no ginásio do Clube Antônio Ferreira Pacheco, em Goiânia.

Participaram da abertura do JIF Centro-Oeste as delegações dos institutos federais de Goiás, do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, de Brasília e também do Instituto Federal Goiano. A atleta do IFG, Glenda Macedo, leu o juramento, que foi repetido pelos demais. Também atleta do IFG, Luana Ribeiro Farias desfilou com a tocha olímpica e acendeu a pira. Durante a solenidade, foi prestada homenagem ao professor João Holanda Borba Cavalcante e houve apresentação da Banda Marcial da Prefeitura de Goiânia.

Até a próxima sexta-feira, os competidores vão disputar partidas nas modalidades coletivas de futebol de campo (apenas masculino), futsal, voleibol, handebol, basquetebol e vôlei de areia. Nas modalidades individuais, haverá disputas entre equipes femininas e masculinas de judô, xadrez, tênis de mesa, atletismo e natação. As competições dos jogos serão realizados no Clube Ferreira Pacheco, com exceção das provas de atletismo, que ocorrerão no Campus Inhumas do IFG.

Autoridades

A solenidade de abertura do JIF Centro-Oeste foi prestigiada pelos reitores do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva; do IFGoiano, professor Vicente Pereira de Almeida: do IFMT, professor José Bispo Barbosa; do IFMS, professora Maria Neuza de Lima Pereira; do IFB, professor Wilson Conciani, e também pelo professor Ovídio Ricardo Dantas Júnior, representando o reitor do IFTO, professor Francisco Nairton do Nascimento.

Os reitores saudaram todas os atletas e desejaram êxito principalmente para suas delegações. O reitor do IFG, como anfitrião dos jogos, enalteceu a importância do esporte, “a maneira mais eficaz de integração entre as pessoas”. Segundo ele, esporte é competição, mas é sobretudo respeito pelo outro, dedicação e paciência.

Jerônimo deu boas-vindas aos participantes e disse que o IFG, principalmente por meio da Pró-Reitoria de Extensão e da Comissão Organizadora dos Jogos, tinha trabalhado muito para oferecer o melhor aos atletas visitantes e também aos da casa.

Coordenador do evento, o professor de Educação Física do Campus Goiânia, Isaac Gonçalves, também destacou a importância do esporte na formação dos estudantes. “Existe a parte competitiva, mas o mais importante é a função educativa do esporte. Por meio dele trabalhamos a questão do respeito, da cooperação, do trabalho em grupo, além da socialização e da integração”, disse.

A abertura dos jogos foi prestigiada pelo ex-reitor do IFG, professor Paulo César Pereira, atual secretário de Desenvolvimento Sustentável do Município de Goiânia, que representou o prefeito Paulo Garcia; pelo diretor-geral do IEL e diretor financeiro da Fieg, professor Hélio Naves, e por pró-reitores e dirigentes dos campus do IFG.

Mais informações sobre a logística e a programação do evento, acesse clicando aqui.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria - IFG