Página inicial > Reitoria > Etapa Regional dos Jogos dos Institutos Federais chegam ao último dia em clima de disputa e harmonia

Criado: Sexta, 08 de Agosto de 2014, 11h49 | Publicado: Sexta, 08 de Agosto de 2014, 11h49 | Última atualização em Sexta, 08 de Agosto de 2014, 11h52 | Acessos: 1010

Durante cinco dias intensos de disputa, o clima no Clube Antônio Ferreira Pacheco, em Goiânia, – local onde acontece a etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) – não poderia ser mais harmonioso. Cerca de 800 participantes, entre alunos competidores e servidores dos cinco dos institutos federais (IFs) da Região Centro-Oeste – Brasília, Goiás, Goiano, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – mais o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), se integram com muita animação, alegria e diversão.

Os estudantes competem em seis modalidades coletivas - futebol de campo (apenas masculino), futsal, voleibol, handebol, basquetebol e vôlei de areia, sendo essas com equipes masculinas e femininas - e cinco individuais, compostas por equipes femininas e masculinas de judô, xadrez, tênis de mesa, atletismo e natação. Os vencedores em cada modalidade garantem vaga na etapa nacional dos jogos, que acontecem de 19 a 23 de setembro, em Natal (RN).

O IFB está participando da competição com uma deleção de 86 estudantes de diversos campi da instituição. Até o momento, o instituto já garantiu vaga na etapa regional em judô e natação. Porém, para o pró-reitor de Extensão do IFB, Giano Copetti, o grande legado dos JIFs é outro.

“O JIFs é uma oportunidade única dos alunos aprenderem a construir uma relação do coletivo, a importância que as decisões individuais afetam o coletivo, que eles tem que cooperar para vencer desafios, enfim, esse é o conteúdo que os professores de educação física gostariam que seus alunos aprendessem com os jogos”, explica Giano.

Inclusão

Na quarta-feira, 6 de agosto, foi realizado uma apresentação de basquete e vôlei adaptados, durante os jogos. Os participantes da equipe que representaram o IFB são da Comissão Jovem Gente como a Gente, sediada em Planaltina, desde 1981 (foto).

Nesta sexta-feira, 8, os JIFs serão encerrados com a realização das partidas finais do futsal, handebol e vôlei, masculino e feminino, além do basquete e futebol de campo, disputados apenas pelos atletas masculinos . As finais estão sendo disputadas de manhã, no Clube Antônio Ferreira Pacheco, em Goiânia, onde também vai ocorrer a maior parte das premiações.