IFB recebe visita de comitiva canadense
O Instituto Federal de Brasília (IFB) recebeu, na última sexta- feira, 8 de agosto, a visita de dois representantes do Camosun College do Canadá, que vieram ao Brasil a fim de planejarem ações de mobilidade acadêmica e cultural. Além do IFB, os professores Geoff Wilmshurst (diretor internacional) e Tom Roemers (vice-presidente de desenvolvimento estratégico) também estiveram nos Institutos Federais de Santa Catarina (IFSC), de Minas Gerais (IFMG) e Sul-Rio-Grandense (IFSUL).
A assessora de relações internacionais do IFB, Edna Carvalho, acompanhou os professores durante o dia. “Pela manhã, eles visitaram o Campus Samambaia e o Campus Gama, foram ao colégio de dirigentes e apresentaram como funciona o ensino no College”, explica.
No período da tarde, os representantes se reuniram com docentes do IFB, no Campus Brasília, para uma apresentação do Camosum e tiveram um momento de conversa, trocas de ideias e planejamento de ações em conjunto com o Instituto.
Tom Roemer explicou o motivo de sua visita ao Brasil. “Temos o objetivo de comparar os programas para intercâmbio, fazer uma ligação entre o IFB e o College e descobrir o que o país e a economia precisam. Há uma grande semelhança entre as duas instituições de ensino”, afirma.
O diretor apresentou o funcionamento do Instituto canadense, que hoje conta com mais de mil estudantes internacionais e desenvolvimento profissional para os professores e campo tecnológico.
O professor de gestão do Campus Brasília, Ailton Bispo, comenta a importância desse encontro. “Foi possível observar as particularidades. Queremos construir uma parceria na área de gestão pública e futuramente enviar alunos do IFB para o College, pois temos estudantes com interesse de ir”, comentou.
Segundo Edna, os Colleges canadenses têm uma estrutura parecida com os Institutos Federais brasileiros e oferecem diferentes possibilidades de trabalho conjunto. “Entre outras áreas de interesse pode-se destacar alguns cursos ofertados pelo Camosun College como: construção de móveis, construção civil, informática, gestão pública, inglês para estrangeiros, artes culinárias, química, ciência e tecnologia de ambiente entre outros”, finaliza.
Para maiores informações sobre o College, acesse o site: camosun.ca
Redes Sociais