Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IV Seminário de Agroecologia do Distrito Federal
Início do conteúdo da página

IV Seminário de Agroecologia do Distrito Federal

Criado: Quinta, 21 de Agosto de 2014, 10h38 | Publicado: Quinta, 21 de Agosto de 2014, 10h38 | Última atualização em Quinta, 21 de Agosto de 2014, 10h39 | Acessos: 1077

 

A construção da proposta desse Seminário foi iniciada em 2008 motivada pela necessidade de ampliar a articulação e integração no campo da Agroecologia a partir de demonstrações claras de uma crescente influência de práticas agroecológicas no meio rural do Distrito Federal e entorno. Nesse cenário, foi realizado nos dias 11 a 13 de novembro de 2008 o I Seminário de Agroecologia do Distrito Federal com o tema “Agroecologia, conservando a biodiversidade para o desenvolvimento sustentável”. Esse primeiro seminário teve o objetivo de desenvolver ações locais no campo da Agroecologia e possibilitar o conhecimento de experiências externas que nos servissem de referência metodológica e científica bem como, divulgar amplamente a Agroecologia como enfoque científico destinado a promover a transição para estilos de agricultura de base ecológica e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável. 

 

No período de 9 a 11 de novembro de 2010, realizou-se o II Seminário de Agroecologia do Distrito Federal com a missão de proporcionar um ambiente para a interação, a socialização de conhecimentos e a troca de saberes em prol do desenvolvimento organizado da Agroecologia. Em 2012, entre os dias 20 a 22 de novembro, foi realizado o III Seminário de Agroecologia do DF que discutiu o tema “Soberania alimentar e autonomia dos agricultores”. Essa terceira versão do seminário ampliou e consolidou o evento como espaço de articulação, discussão e troca de experiências entre diferentes setores da sociedade. 

 

Hoje, a realização do IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno mantém seu caráter de intenso debate e construção participativa entre instituições governamentais, organizações da sociedade civil e agricultores, e busca fomentar o conhecimento e a reflexão participativa das políticas públicas e dos cenários nacionais que viabilizam e fortalecem a agricultura familiar de base agroecológica. 

 

Tema - Agroecologia: Agricultura Familiar e Políticas Públicas

A instituição do “Ano Internacional da Agricultura Familiar: alimentar o mundo, cuidar do planeta”, em 2014, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO busca reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais. O recente lançamento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, uma política pública do Governo Federal, vêm ao encontro dessa iniciativa através do fomento à agricultura sustentável. Inspirado nesse cenário, o tema “Agricultura Familiar e Políticas Públicas” foi selecionado como orientador para as discussões do IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno. 

 

Objetivos do evento:

 

Estimular o intercâmbio e integração de saberes em Agroecologia entre agricultores, técnicos, acadêmicos, pesquisadores e a comunidade

Difundir os avanços e inovações em Agroecologia

Promover a discussão de propostas para a agricultura familiar tendo como base a Agroecologia e o panorama político atual e futuro

Conhecer, discutir e divulgar as políticas públicas que subsidiam a construção agroecológica.

 

Proposta metodológica

Um conjunto de palestrantes reunidos em sessões temáticas abordarão conteúdos agroecológicos e afins, promovendo a socialização e atualização do conhecimento. Cada sessão temática buscará apresentar diferentes visões sobre o mesmo tema em formatos variados como mesas-redondas, simpósios, rodas de prosa, reunindo participantes de diferentes áreas do conhecimento agroecológico, em salas de discussão, reflexão e proposição. Acredita-se que, assim, as discussões serão mais produtivas diante do confronto de ideias e das diferentes visões sobre o mesmo tema. O avanço do conhecimento agroecológico do DF e Entorno será apresentado também em formato de apresentação de trabalhos orais e pôsteres em uma mostra de resultados de pesquisa, extensão e relatos de experiências. O evento será encerrado com uma plenária final onde as contribuições dos diversos participantes comporão a carta política do IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno.

 

Data: 07 a 09 de outubro de 2014

Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães - Brasília/DF 

Público-alvo: Agricultores, técnicos e estudantes 

 

Submissão de trabalhos

Durante o evento, serão apresentados pelos participantes trabalhos na forma de artigos e relatos de experiências. Serão considerados ARTIGOS resumos de trabalhos com resultados de pesquisas, estudos empíricos ou ensaios teóricos inovadores. Serão considerados RELATOS DE EXPERIÊNCIAS os trabalhos que descrevem projetos de ensino, extensão, ações de promoção da saúde, segurança e soberania alimentar, desenvolvimento de sistemas de produção, e processos de beneficiamento ou de comercialização inovadores. 

 

O período para submissão de trabalhos vai de 15 de abril de 2014 a 06 de junho de 2014. Os trabalhos somente serão aceitos se o autor responsável pela submissão estiver inscrito no seminário e enviar à comissão organizadora o comprovante de pagamento da taxa de inscrição até o término das submissões. Os trabalhos aceitos para apresentação nesse evento serão publicados na revista “Cadernos de Agroecologia”. Essa publicação tem por função a divulgação técnica da Agroecologia com apoio da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA. 

 

A submissão do trabalho somente poderá ser feita através do site da Revista Cadernos de Agroecologia. Para informações detalhadas, acesse os arquivos disponíveis abaixo.

 

- Instruções aos autores

 

- Modelo para submissão de ARTIGOS

 

- Modelo para submissão de RELATOS DE EXPERIÊNCIA

 

- Normas ABNT – NBR 6023

 

Inscrições

Os trâmites para o pagamento da taxa de inscrição será informado em breve. As taxas têm o valor de R$ 50,00 para profissionais e R$ 25,00 para estudantes. Agricultores e agricultoras estão isentos da taxa de inscrição para participação no Seminário desde que apresentem documentação comprobatória. Caso os agricultores ou agricultoras sejam o autor responsável de um trabalho, eles deverão recolher a taxa de inscrição como profissional para a publicação do trabalho. 

 

Fonte: Assessoria de comunicação da Embrapa

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página