Página inicial > Reitoria > IFB encaminha mais dois acordos internacionais

IFB encaminha mais dois acordos internacionais

Criado: Terça, 26 de Agosto de 2014, 18h28 | Publicado: Terça, 26 de Agosto de 2014, 18h28 | Última atualização em Terça, 26 de Agosto de 2014, 18h29 | Acessos: 975

Na manhã desta terça-feira, 26 de agosto, o Instituto Federal de Brasília (IFB) encaminhou dois acordos internacionais que vão beneficiar estudantes e servidores da instituição.

O primeiro, se deu na participação em uma videoconferência com o Ministério da Educação da Finlândia, representantes dos reitores dos Institutos Federais de Brasília (IFB), do Goiás (IFG) e Goiano (IFGoiano), e representantes de Instituições de Ensino da Finlândia. O objetivo da reunião foi discutir rumos da parceria com as Universidades de Ciências Aplicadas do país europeu.

No encontro, foram feitas as primeiras avaliações do grupo de professores brasileiros que estão em capacitação em universidades de ciências aplicadas e debatidas possibilidades concretas de cooperação. No dia 8 de outubro, haverá uma nova vídeo conferencia com a indicação das linhas de pesquisa preferenciais para ambos os grupos, bem como possíveis empresas parceiras nos dois países. Em novembro, uma equipe do Ministério da Educação da Finlândia virá ao Brasil, visitar os três institutos federais parceiros.

O foco das reuniões está sendo a capacitação de servidores e o desenvolvimento de projetos em cooperação.

Bolívia

Uma outra reunião, teve a participação do Embaixador da Bolívia, diretor-geral do Campus Taguatinga Centro, Eduardo Leite, e a coordenadora do Curso de Letras-Espanhol, Aline Renó. O grupo debateu uma cooperação bilateral, quando ficou acertado que o IFB receberá dois professores de Instituição de Ensino da Bolívia para conhecerem nossos cursos e estratégias de ensino técnico e tecnológico. Em breve, será assinado um acordo de cooperação de intercâmbio professores e estudantes entre os dois países.

O embaixador mostrou interesse em conhecer os reitores de outros Institutos Federais na busca dos Institutos de Fronteira, nas divisas do Brasil com a Bolívia.