Página inicial > Reitoria > Multa por atraso na devolução de materiais bibliográficos nas bibliotecas

Multa por atraso na devolução de materiais bibliográficos nas bibliotecas

Criado: Segunda, 01 de Setembro de 2014, 10h09 | Publicado: Segunda, 01 de Setembro de 2014, 10h09 | Última atualização em Quinta, 29 de Janeiro de 2015, 11h57 | Acessos: 5154

O início da aplicação da penalidade de multa (pecúnia) pelo atraso de materiais bibliográficos das Bibliotecas do Instituto foi adiado para o dia 08 de outubro de 2014.

Assim, quando ocorrer atraso, para regularizar a situação com a Biblioteca, o usuário deverá pagar multa de R$ 0,50 por dia e por obra, conforme novo Regulamento do Sistema de Bibliotecas, aprovado pela Resolução nº 010/2014- CS - IFB de 06/05/2014.

As Bibliotecas, então, desde junho de 2014 iniciaram sua preparação para as adaptações necessárias.

Durante o mês de julho, a Pró-reitoria de Ensino trabalhou em conjunto com a Pró-Reitoria de Administração para o estabelecimento dos códigos para emissão do Guia de Recolhimento da União (GRU), forma em que ocorrerá o pagamento da multa, e que deve ser paga no Banco do Brasil (clique aqui e confira os procedimentos para gerar a GRU).

No mês de agosto, o suporte técnico do Sistema de Automação de Bibliotecas (SIABI) foi solicitado para implementação da nova modalidade.

E, o mês de setembro será dedicado à divulgação nos Campis.

A medida tem o objetivo de reduzir o número de atrasos na devolução das obras, o que prejudica alunos e servidores que buscam materiais nas bibliotecas. A medida é válida para todas as categorias de usuários previstas no Regulamento.

O usuário deverá apresentar o comprovante de pagamento na biblioteca do campus para que seja providenciada a baixa da multa no sistema.

Já os usuários que se encontravam em atraso antes do dia 8 de outubro, poderão a partir deste dia, optar por terminar de cumprir o prazo de suspensão (forma de penalidade do antigo Regulamento) ou pagar a multa, conforme folder explicativo, disponível no portal do aluno.

Segundo a coordenadora de Bibliotecas do IFB, Lara Botelho, a medida tem caráter educativo. “É uma forma de conscientizar as pessoas a devolverem o material no prazo de devolução, de forma a propiciar o acesso àqueles que necessitam da mesma obra”, explica.