Página inicial > Reitoria > Olímpiada do Conhecimento

Olímpiada do Conhecimento

Criado: Segunda, 01 de Setembro de 2014, 09h45 | Publicado: Segunda, 01 de Setembro de 2014, 09h45 | Última atualização em Segunda, 01 de Setembro de 2014, 09h52 | Acessos: 1230

Torneio de educação profissional terá participação de Institutos Federais

Brasília, 28/4/2014 – De forma inédita a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estará representada na Olimpíada do Conhecimento, o maior evento competitivo da educação profissional das Américas. Organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o torneio, realizado a cada dois anos, está em sua oitava edição. Este ano acontecerá de 3 a 6 de setembro, na Expominas, em Belo Horizonte.

A Olimpíada do Conhecimento vai reunir estudantes e professores dos cursos técnicos e de formação profissional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

São mais de 110 mil metros quadrados em uma estrutura montada no complexo da Expominas. O Ministério da Educação estará presente com um estande com mais de 100 metros quadrados, onde estarão expostos projetos interativos desenvolvidos em unidades dos institutos federais de várias unidades da federação.

Para a Olimpíada do Conhecimento são esperados 800 competidores, com projetos técnicos aplicados nas áreas de indústria, serviços e agropecuária, divididos em 58 ocupações.

Os competidores participarão de provas que objetivam simular atividades reais do mundo do trabalho. Para medir o desempenho dos atletas do conhecimento serão utilizados parâmetros de prazos e padrões internacionais de qualidade. De forma paralela, será avaliada a formação técnica oferecida em cada instituição. Os primeiros colocados representarão o Brasil no WorldSkills, competição mundial de competência profissional.

Delegações – A delegação dos institutos federais será composta por 89 pessoas, entre professores e alunos, que participarão com projetos nas áreas de indústria, nas ocupações web design, mecânica de automóveis, instrumentação e controle de processos, soluções de softwares e robótica móvel, e na área de agropecuária, nas ocupações agrimensura, inseminação artificial e irrigação. São competidores de unidades dos institutos federais nos estados do Ceará, Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

Com projeto na área de robótica móvel, a delegação do Instituto Federal do Tocantins, campus Palmas, é formada pelos alunos Arthur Espindola Neto e Volnei Ângelo Frigeri Júnior, do curso técnico em mecatrônica integrado ao ensino médio, e pelo professor de robótica Anderson Rodrigo Piccini.

“Vai ser nossa primeira vez em uma competição nacional. Nossa meta é ir lá e mostrar o nosso melhor, aplicar tudo que aprendemos neste projeto e realizar boas provas. Estamos confiantes,“ declarou Volnei Ângelo.

A equipe tem trabalhado arduamente no projeto do Robotino, um robô de fabricação alemã, capaz de realizar multitarefas em ambientes onde é necessário localizar, diferenciar, organizar e movimentar objetos de diferentes formas e cores.

O professor Anderson Piccini acredita que a participação na Olimpíada do Conhecimento poderá render uma boa troca de experiências, e servir como motivação para que mais alunos participem de projetos semelhantes.

“Estamos trabalhando nesse projeto há uns quatro meses. O importante é a participação, a troca de conhecimentos com as outras equipes e o aprendizado. Outros alunos nossos já ficaram bastante interessados quando conheceram um pouco mais do evento. Acredito que para a próxima Olimpíada vários alunos vão se interessar em procurar um professor orientador.”

Capacitação – De forma paralela à competição ocorrerá o Fórum de Educação para o Mundo do Trabalho, nos dias 4 e 5 de setembro. O fórum se ocupará de questões como papel docente na realização do projeto político pedagógico, formação por competências e a questão do método diante dos avanços tecnológicos.

Participam do fórum uma delegação com 39 professores dos institutos federais e professores de escolas do Senai e Senac de todo o país.

Clique aqui e acesse a página do evento.

Makfferismar Santos-  Setec/MEC

Colaboração: Eliane Vieira - IFTO