Página inicial > Reitoria > Pronatec marca presença na Olimpíada do Conhecimento

Pronatec marca presença na Olimpíada do Conhecimento

Criado: Sexta, 05 de Setembro de 2014, 16h20 | Publicado: Sexta, 05 de Setembro de 2014, 16h20 | Última atualização em Sexta, 05 de Setembro de 2014, 16h29 | Acessos: 1106

A Olimpíada do Conhecimento de 2014 reúne, pela primeira vez, grande número de estudantes atendidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Eles representam 82% dos competidores, de acordo com a organização do evento, que termina neste sábado, 6, em Belo Horizonte. O programa é uma das principais vitrines do governo federal, e a participação na competição é uma maneira de comprovar a qualidade do ensino técnico público e gratuito oferecido no país.

Na visão do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Lucchesi, o desempenho dos estudantes beneficiários do Pronatec é semelhante ao dos demais. Apesar de a taxa de evasão ter passado de 5% para 8%, ainda pode ser considerada baixa. “Houve um pequeno aumento na taxa e, ao mesmo tempo, observou-se grande aumento no número de alunos”, disse. “O Pronatec é uma importante agenda de construção de cidadania no país.”

Bruno Ribeiro, 18 anos, fez dois cursos técnicos pelo Pronatec, o de secretariado e o de cabeleireiro. “Meu desejo era fazer logo o curso de cabeleireiro, mas na época não havia oferta. Optei então pelo de secretariado, pois o meu sonho sempre foi abrir o próprio negócio”, afirmou. “O curso vai me ajudar muito.” Para ele, o fato de estar participando da Olimpíada do Conhecimento já um reconhecimento. “Com profissionalismo, estudo e dedicação vou realizar meu sonho e ter minha empresa.”

O Pronatec incentiva os estudantes a fazer planos. Assim como Bruno pretende abrir o próprio negócio, há aqueles que seguiram nos estudos e estão na educação superior graças à base adquirida com a passagem pelo Pronatec. É o caso do técnico em enfermagem Túlio Filipe Pereira dos Anjos, 20 anos. Depois de fazer o curso técnico pelo Pronatec, ele cursa enfermagem com bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). “O que aprendi no Pronatec me estimulou a fazer uma graduação, a ir em busca de uma formação mais ampla”, disse Túlio.

O estudante admite que não foi fácil participar da Olimpíada do Conhecimento, mas que todo o esforço valeu a pena. “Fiquei um ano em treinamento extracurricular de oito horas diárias, paralelamente ao curso técnico, para representar o Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial] de Pernambuco na olimpíada”, disse.

Fonte: Ministério da Educação — Assessoria de Comunicação Social