Página inicial > Reitoria > Evento para os docentes discute relações entre teoria e prática

Evento para os docentes discute relações entre teoria e prática

Criado: Sexta, 05 de Setembro de 2014, 17h20 | Publicado: Sexta, 05 de Setembro de 2014, 17h20 | Última atualização em Sexta, 05 de Setembro de 2014, 17h24 | Acessos: 964

Ocorreu na quinta-feira, 4, o primeiro dia do fórum Educação para o mundo do trabalho: docente em cena, um evento especial que integra a Olimpíada do Conhecimento. Seu objetivo foi reunir educadores, gestores e lideranças do setor industrial para um debate sobre as relações entre teoria e prática em sala de aula. Cerca de 400 docentes participaram do fórum, que aconteceu no auditório Estrada Real do Expominas, em Belo Horizonte.

Uma das bases do sistema de educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é trabalhar desenvolvimento de competências e habilidades. Tal metodologia de construção do conhecimento foi o tema da palestra ministrada pelo mestre em Didática das Ciências, Vasco Moretto, que falou sobre O papel do docente na realização do projeto político pedagógico, na quinta-feira.

Na visão do professor, a avaliação dos alunos deve ir além da prova escrita. “Muitas vezes, a escrita não é clara o suficiente para avaliar as competências e habilidades dos estudantes. Os docentes podem trabalhar com avaliações e aulas tendo como modelo o conceito do Senai", recomendou Moretto. Para ele, a principal característica do projeto pedagógico do Senai e do Senac é construir o conhecimento por meio do desenvolvimento simultâneo de competência e habilidades dos alunos.

Prática – Entre os principais objetivos do fórum Educação para o mundo do trabalho: docente em cena está o levantamento de inovações tecnológicas usadas na olimpíada para se descobrir formas de aplicá-las na prática pedagógica diária.

Segundo a gestora do Programa Senai de Capacitação Docente, Sinara Celistre, muitas escolas da entidade já utilizam a tecnologia com os alunos. A proposta agora é levar esse conhecimento para além dos muros do Senai. “O professor deve se ver como alguém capaz de transformar a educação por meio da prática agregada ao conhecimento” comentou Sinara. Toda a programação do fórum é voltada para que o docente estabeleça relação entre a teoria e a prática.

A programação da quinta contou ainda com apresentação de teatro da Companhia de Comédia Sete Belos, que encenou a peça Curso de sobrevivência à epidemia zumbi, que discute com linguagem lúdica a formação dos docentes. Já nesta sexta, dia 05, segundo e último dia do Fórum, a programação foi reservada para visita in loco às instalações da Olimpíada do Conhecimento, no Expominas.

(Assessoria de Comunicação Social)