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Professores participam de fórum na Olimpíada do Conhecimento

Criado: Segunda, 08 de Setembro de 2014, 18h52 | Publicado: Segunda, 08 de Setembro de 2014, 18h52 | Última atualização em Segunda, 08 de Setembro de 2014, 18h52 | Acessos: 988

Evento especial destinado a promover a reflexão e a interação entre os professores que participaram da oitava edição da Olimpíada do Conhecimento, o Fórum de Educação para o Mundo do Trabalho teve dois dias de programação, com palestras, debates, apresentação cultural e visitação às áreas de atividades da olimpíada.

A diretora de política de educação profissional e tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Nilva Schroeder, ressaltou que o objetivo do fórum é investir e motivar o professor. “O foco principal em uma olimpíada como essa é a inovação, mas a inovação se faz com pessoas”, destacou. “E para isso é preciso contribuir de todas as maneiras para que essas pessoas, ou seja, os docentes dos institutos federais, sintam-se valorizadas e motivadas.”

Para a diretora, o apoio do MEC à participação desses professores na Olimpíada do Conhecimento é uma forma de motivá-los. “Esperamos que eles saiam daqui com a ideia de que a pesquisa e as situações-problema são fundamentais para a construção do conhecimento”, alertou. “Tenho certeza de que, durante o fórum, foi possível para os docentes enxergar de forma mais nítida a importância de um evento desse porte.”

Ainda de acordo com Nilva, os professores, ao conhecer o que as outras instituições de ensino estão produzindo, ficam motivados, “graças a essa imersão na inovação”.

Professores do campus de São João Evangelista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) observam o momento como importante para o aprimoramento da prática docente, além de permitir o intercâmbio de ações e ideias com outras unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e com a realidade das escolas do Sistema S. “Foi um momento importante para atualização e reflexão sobre a prática docente, do ensino em sala de aula e da relevância da pesquisa no aprendizado do aluno”, disse o professor João Tomaz.  

 

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