Página inicial > Reitoria > Olimpíada do Conhecimento chega ao fim e premia 180 jovens

Olimpíada do Conhecimento chega ao fim e premia 180 jovens

Criado: Terça, 09 de Setembro de 2014, 13h42 | Publicado: Terça, 09 de Setembro de 2014, 13h42 | Última atualização em Terça, 09 de Setembro de 2014, 13h42 | Acessos: 1177

Momentos de emoção e alegria marcaram o último dia da Olimpíada do Conhecimento 2014. O evento de encerramento e premiação aconteceu neste domingo (07/09/14), na Arena Vivo, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Foram entregues 180 medalhas de ouro, prata e bronze em 58 ocupações para jovens profissionais de todo o Brasil.

A pontuação máxima dos competidores é 600 pontos. Todos os participantes que superaram a marca dos 500 pontos receberam certificado de excelência. A partir desse índice, se a diferença entre competidores fosse inferior a dois pontos, os lugares no pódio foram divididos.

Houve, ainda, destaque para os maiores pontuadores de cada estado, além do troféu Estrela Prisioneira para o competidor que atingiu a maior pontuação na competição. Entre os estados, o líder de medalhas foi Minas Gerais, com o total de 46, seguido por São Paulo, com 36, e Santa Catarina, com 18.

WorldSkills 2015

Os 58 primeiros lugares de cada modalidade vão disputar vaga para participar da competição mundial  - WorldSkills – a ser realizada em São Paulo, em agosto de 2015. Agora é hora de se preparar para a etapa mundial das competições de educação profissional. Para garantir uma vaga, os primeiros colocados da Olimpíada do Conhecimento terão de passar por provas e atingir o índice técnico exigido em sua modalidade.

Pela primeira vez a WorldSkills será realizada em um país da América Latina. No mundial, 1.200 competidores de 60 países vão disputar medalhas em 49 ocupações do setor industrial e de serviços.

Engenharias Agrícola e Pecuária

Os medalhistas das ocupações de Irrigação, Inseminação Artificial e Agrimensura tiveram muito o que comemorar na solenidade de encerramento da 8ª edição da Olimpíada do Conhecimento. Estreantes na competição, eles levaram as medalhas de ouro, prata e bronze, já que a área de Engenharias Agrícola e Pecuária contou apenas com a participação de estudantes dos Institutos Federais de Tecnologia.

Extremamente motivados e emocionados, os alunos ficaram satisfeitos com a premiação e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por eles e o corpo docente durante a Olimpíada do Conhecimento. “A Agropecuária nunca participou de uma Olimpíada do Conhecimento antes. Essa abertura é a prova de que a nossa área vem sendo cada vez mais valorizada. O País tem crescido e, para crescer mais, precisará de bons profissionais na Agricultura e na Pecuária. Estamos muito felizes por  poder representar os Institutos Federais e o MEC nessa competição”, disse Paulo Henrique Fernandes Ferreira, do Instituto Federal Sul de Minas, que ficou em 1º lugar na ocupação de Inseminação Artificial.

Ele contou que a medalha de ouro foi um reconhecimento ao seu trabalho no campo desde menino. “Sempre estive ligado à pecuária, desde criança trabalho com gado e dei o meu máximo nessa competição. Estou confiante que a premiação vai expandir minhas possibilidades de trabalho”, concluiu Paulo Henrique.

Fabrício Brinati Nogueira, do Instituto Federal do Rio de Janeiro, que ficou empatado com Paulo Henrique e também levou medalha de ouro na ocupação de Inseminação Artificial, ressaltou que tudo o que aprendeu ao longo do curso o ajudou a ganhar a premiação. “O Instituto me apoiou e meus planos para o futuro são seguir na área. Esperamos que as premiações conseguidas por nós levem o nome do Instituto para todo o Brasil”, considerou Fabrício.

A mesma alegria pela conquista estava nos olhos brilhantes de Matheus Medeiros, do Instituto Federal Sul de Minas, que levou a medalha de prata na ocupação de Irrigação. “Disputar essa Olimpíada significou muito para mim, para todos nós, pois é a primeira vez que competimos, é a primeira vez que o MEC participa e abre novas portas para os alunos dos Institutos Federais no mercado de trabalho”, disse.

Para Carlos Alberto Jaldin, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, que ficou em terceiro lugar na ocupação de Agrimensura, foi uma alegria muito grande poder representar seu Instituto. “Agradeço ao MEC por nos dar a oportunidade de mostrar o nosso trabalho para o Brasil todo. Professores e alunos se dedicaram e deram o máximo. Participar de um evento como esse só aumentou a minha vontade de continuar estudando e fazer um curso superior para aprender mais”, disse Carlos Alberto.

Show e celebridades

A festa não podia ser melhor para os jovens que lotaram a Arena Vivo do Minas Tênis Clube. Como mestre de cerimônias, nada mais nada menos que a atriz global Daniele Suzuki e o cantor Gabriel Pensador. Durante os anúncios dos vencedores, o famoso imitador revelado no programa do Faustão, Filipe Pontes, arrancou risos da plateia ao imitar o ator Tony Tamos e o apresentador Luciano Huck. Para encerrar a comemoração, um show da banda mineira Jota Quest animou competidores e avaliadores.