Página inicial > Reitoria > Fórum do IFB reúne gestores do Brasil para discutir assistência estudantil

Fórum do IFB reúne gestores do Brasil para discutir assistência estudantil

Criado: Terça, 09 de Setembro de 2014, 21h10 | Publicado: Terça, 09 de Setembro de 2014, 21h10 | Última atualização em Sexta, 26 de Fevereiro de 2016, 11h58 | Acessos: 1563

Teve início na manhã desta terça-feira, 9 de setembro, em Brasília (DF), o I Fórum de Assistência Estudantil, organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Nesta primeira edição, o encontro tem como tema “Os Desafios de uma Política em Construção”. Ao todo, foram inscritos 300 participantes entre docentes, técnicos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o Brasil.

A mesa de abertura do Fórum contou com a participação do reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani, do pró-reitor de Ensino, Adilson César e do aluno representante dos discentes no Conselho Superior, Anselmo Sales. O encontro busca propiciar um debate a respeito de temas como políticas de permanência e educação; financiamento da assistência estudantil; e equipe multidisciplinar.

“Conseguimos trazer para cá muita gente que antes não conseguia ter acesso à escola. Foi uma conquista também conseguirmos mudar o perfil dos nossos estudantes, hoje conseguimos contemplar pessoas com necessidades específicas, um percentual de estudantes negros acima da população e também o ingresso expressivo por meio do Programa Mulheres Mil”, disse Conciani. O reitor ainda avaliou o quadro como bom, mas não suficiente. “Devemos descobrir como manter o aluno na escola, pensar em todo um contexto social, cultural e financeiro, e é nisso que devemos pensar”, compartilhou.

Já para o aluno representante do Conselho Superior, Anselmo Sales, assistência estudantil é sinônimo de democracia. “Estamos aqui como alunos e elemento transformador para defender essas políticas e ajudar nos próximos passos”, comenta Anselmo.

Vindas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, a odontóloga, Janmille Valdivino e a técnica em enfermagem, Ideize Medeiros, veem o Fórum como uma oportunidade para se fazer o intercambio de experiências. Na oportunidade, elas também apresentarão um trabalho realizado sobre valores organizacionais, que tem o objetivo de avaliar como cada gestor capta os valores da organização frente a missão dos Institutos Federais.

O Fórum segue até esta quarta-feira, 10 de setembro. Confira a programação.